Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
A stamp printed in Spain shows map with the routes of the Camino
eu3
Tathiane Locatelli

Uma Andarilha

Para quem está de passagem, só o essencial vale a pena

Campanha no Chile une famílias para que todos tenham um Natal feliz

A campanha “Navidad con el Hermano”, promovida pela Arquidiocese de Santiago, no Chile, tem feito a ponte entre famílias para que todos tenham um Natal feliz.

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

A Campanha “Navidad con el Hermano” (Natal com o Irmão) em Santiago, no Chile, tem animado famílias a doarem alimentos da celebração de Natal às famílias que não podem comprar.

Maria José Griffin e seu marido, Juan Carlos Cornejo, recolheram na paróquia que participam três caixas de papelão. Cada caixa está decorada com a imagem de um presépio e tem o nome da família carente a quem será entregue. Griffin e seu marido vão encher as caixas com alimentos para o Natal dessas famílias que não conhecem, mas que querem ajudar.

O casal Griffin e Conejo são um dos milhares de participantes da campanha “Natal com o Irmão”, promovida pela Arquidiocese de Santiago, destinada a dar a mais de 13.000 famílias necessitadas uma caixa com alimentos para o jantar no Natal. Ainda, as caixas contêm mensagens e orações para as famílias que recebem. A iniciativa, que vem acontecendo nos últimos 20 anos, já se tornou uma tradição na capital chilena.

“Nós levamos as caixas junto com as nossas duas filhas”, disse Griffin. “Temos feito isso nos últimos três anos, e é algo que se tornou realmente importante para nós. Bem como os alimentos, nós também procuramos um presente especial para cada membro da família. Para nós, isso tudo é sobre o espírito do Natal. Queremos que eles tenham um jantar cheio de amor. Queremos também que eles sintam que nos preocupamos com eles e que eles estão perto de Deus nesta importante época do ano, quando todos nós celebramos o nascimento de Cristo. Para nós, é como um presente poder fazer isso, ter essa ligação com outras famílias e um sentimento de solidariedade. Isso realmente mudou o significado do Natal para nós.”

“No passado, era tudo sobre a compra de presentes para nós mesmos e só pensando na nossa família. Agora nós pensamos nos outros, e vejo a mudança nas minhas duas filhas, de 15 e 17 anos. Elas perceberam que não há nada melhor no mundo do que amar e ajudar outras pessoas”, completou.

Famílias em Santiago, no Chile, preparam as caixas com o jantar de Natal a serem entregues para famílias carentes. (Reprodução/YouTube)
Famílias em Santiago, no Chile, preparam as caixas com o jantar de Natal a serem entregues para famílias carentes. (Reprodução/YouTube)

O planejamento começa em setembro, quando uma equipe arquidiocesana visita paróquias em toda a cidade. Paroquianos, escolas, universidades e empresas são incentivadas a aderir à campanha.

Uma vez registrados, eles podem visitar centros na sua paróquia local e comprar uma caixa por cerca de R$ 24 – o que já inclui um frango. Cada participante leva a sua caixa para casa e as completa com os demais ingredientes de um jantar de Natal.

Itens comuns que os participantes compram para colocar na caixa são arroz, amendoim, bolos, refrigerantes, doces e legumes enlatados.

Quando as caixas estão prontas, as pessoas as devolvem aos centros para que sejam distribuídas.

Famílias atendidas pela campanha “Navidad con el Hermano” preparam o jantar de Natal com os alimentos que recebem na caixa. (Reprodução/YouTube)
Famílias atendidas pela campanha “Natal com o Irmão” preparam o jantar de Natal com os alimentos que recebem na caixa. (Reprodução/YouTube)

As caixas vão para famílias que necessitam de ajuda concreta, como a de Elba Diaz, que vive com o  marido, dois filhos (um dos quais está hospitalizado) e um irmão deficiente numa área pobre de Santiago. Há seis anos, eles comemoram o Natal com o que recebem nessa caixa.

“As caixas tem sido uma benção para nós e agradecemos a Deus por não ficarmos sem, é uma grande ajuda receber a comida da caixa para fazer o nosso jantar de Natal. Nós dividimos tudo”, declarou Diaz.

Vídeo da campanha diz “Uma jantar de Natal, um presente de amor.” (Reprodução/YouTube)
Vídeo da campanha diz “Uma jantar de Natal, um presente de amor.” (Reprodução/YouTube)

Ana Luisa Muñoz, que trabalha na Pastoral Social da Arquidiocese de Santiago (que coordena a campanha), afirmou que a campanha é sobre ajudar os outros.

“Ser capaz de dar à outra pessoa a possibilidade de ter um jantar de Natal apropriado é um presente de uma família para outra, que se unem como uma comunidade cristã. Trata-se de passar a mensagem de que eles não estão sozinhos”, disse.

 

Com informações de Arzobispado de Santiago, Catholic RegisterNavidad con el Hermano.

 

Tathiane Locatelli

Twitter @tathilocatelli

 

Curta a página do blog Uma Andarilha no Facebook.

Andarilha capa 3

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também