Imagem: Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal| Foto:

Talvez você não conheça esta cidadezinha simpática, mas hoje isso vai mudar e espero deixar você cheio de vontade de reunir toda a sua família e passear neste cantinho gostoso demais. Seja bem vindo à Treze Tílias!

Imagem: Arquivo Pessoal – Portal de Entrada

A pequena cidade, que não tem mais de 10.000 habitantes, fica na região central do estado de Santa Catarina, próximo sendo Caçador e Concórdia as maiores cidades próximas ao município. O acesso é obviamente de carro, com o acesso mais comum a partir da BR 116, mas há outras estradas no interior possíveis também para chegar ao destino. Atualmente, vindo pela 116, apenas o trecho entre Videira e Treze Tílias não é asfaltado (que está em obras), neste caso vale a pena vir por Tangará, um acesso um pouco mais longo, porém mais tranquilo.

Tília (em alemão Linden termo usado em muitos lugares por lá) é um tipo de planta nativa da Áustria, e a partir de um livro que mencionava 13 Tílias nasceu o nome da cidade. Ela iniciou através de imigrantes austríacos e até hoje mantém as características de suas origens tirolesas (afinal o Tirol é uma das regiões da Áustria). Possui casinhas típicas com madeira entalhada, nada de muros e muito sossego. Uma das principais atividades é a produção de laticínios, já que á casa da fábrica da Tirol, que fornece para toda região sul vários tipos de leites e derivados, você facilmente vê a fábrica perto do centro. A cultura austríaca é muito viva por lá: você tem hotéis bacanas que servem comidas típicas e possuem várias características originais, e um grupo de dança que sempre se apresenta nos espaços culturais, com muita animação: as danças típicas tem inclusive sinos e bancos incorporados às coreografias, bem bacana!

Claro que uma cidade tão pequena e charmosa é ótima para relaxar, fazer pequenos passeios e aprender um pouquinho mais sobre um país diferente. 3 dias é um ótimo período para ficar lá: escolha um dos bacanas hotéis da cidade, dá pra acordar tranquilo, tomar um bom café da manhã, e fazer 1 ou 2 passeios por dia. No fim da tarde e a noite dá pra aproveitar a piscina e espaços do hotel, jantar bem e bater papo, jogar alguma coisa e até dançar. No nosso caso tínhamos um espaço com bar e salão e no feriado que passamos, tinha música ao vivo todas as noites.

O que fazer?

Imagem: Arquivo Pessoal Imagem: Arquivo Pessoal – Praça e Igreja Matriz

Rodar a cidade de carro: É tão pequena e tão fácil de circular que vale dar uma volta geral de carro, o que vai durar uns… 10 minutos, é isso mesmo! Vindo por Tangará você entrará pelo portal da cidade. Depois disso vá com calma, veja as casinhas bonitas, e aproveite para tirar fotos e reconhecer o local. Aí depois você retorna com calma nos comércios e lojinhas favoritas para curtir a cidade. A maior loja típica da cidade se chama Mundo Tirolês e fica um pouco mais acima da cidade, mas é uma loja bem bacana e temática, com itens tanto locais como diretamente importados da Áustria, o que a faz um pouquinho mais cara que as demais. Há grupos de artesãos na casa da cultura, próxima a Igreja, e que também tem vários trabalhos locais bem bacanas.

 

Encontre sua estadia na cidade agora mesmo! Opções de hospedagem em Treze Tílias/SC

 

Igreja Matriz e Praça Andreas Thaler: A praça é o coração da cidade e você pode circular por ela tranquilamente. A cachoeira é gostosa e em frente à ela está a prefeitura, e nos arredores já está o Consulado da Áustria, a Câmara de Vereadores e a Secretaria de Turismo, tudo bonito e arrumado com detalhes de madeira. A Igreja Matriz fica no alto da praça, pequena e bem conservado, com quadros, bancos e detalhes todos perfeitamente esculpidos em madeira.

Visitar os ateliês de esculturas em madeira: Já mencionei tantos detalhes em madeira, certo? Treze Tílias abriga famílias de gerações de escultores que possuem ateliês abertos ao público e de artes incríveis. Os escultores fazem trabalhos muito bem feitos, a maioria em madeira, mas ainda tem obras em bronze e outros materiais. Eles fazem obras especialmente sacras para igrejas e monumentos para praças para o Brasil e o mundo, mas… para quem quiser algo menor e bacana para a própria casa, há pequenas esculturas nas lojas e joguinhos e quebra cabeças bacanas!

Imagem: Arquivo Pessoal Imagem: Arquivo Pessoal – Mini cidade

Parque Lindendorf: este é provavelmente o parque mais visitado, e faz todo o sentido: é rústico, bonito, atrativo e ainda oferece um almoço delicioso. O parque tem um custo de entrada, mas caso você almoce no local ele não é cobrado. Conta com uma pequena loja e uma trilha gostosa de passear. Logo no início, ela tem um galpão com a Mini Cidade: uma maquete de toda a cidade muito bem feita e com vários detalhes bacanas de ver. Na continuação você vê a natureza, animais como avestruz e ovelhas, e circunda todo o lago do local. É possível comprar ração para dar aos peixinhos no lago, alegria para a criançada. E por fim, no centro do local, há o restaurante, em que comida típica – e deliciosa – é oferecida. A gastronomia é similar em alguns pontos a comida alemã, como o tradicional repolho azedo (chucrutes) a carnes a base de porco. Já o spatzle é mais austríaco mesmo: um tipo de nhoque menorzinho servido com manteiga e muito saboroso. A sobremesa, é claro, fica por conta do delicioso apfelstrudel, a incrível torta de maçã de dar água na boca. Apesar de o restaurante ser uma opção de comida típica, ela não é a única: os hotéis tradicionais também oferecem este tipo de almoço ou jantar, e você pode escolher quando comer (ou fazer como eu: comer em cada dia em um lugar, afinal os cardápios tem sutis diferenças, e preparos).

Parque Águas Tirolesas: se quiser mais diversão, especialmente com crianças e adolescentes, este parque resolve a questão: no verão conta com parque aquático, mas nas outras épocas tem outros atrativos, como boliche. É bom para todo mundo!

Imagem: Arquivo Pessoal - Almoço no Lindendorf Imagem: Arquivo Pessoal – Almoço típico no Lindendorf

Museu Municipal: A visita é bem rápida com alguns itens da história local. Infelizmente não está bem conservado, esperamos que logo melhore, mas estando lá vale dar uma passadinha conhecer alguns fatos históricas, como as fotos do início da construções.

No mais, o passeio à Treze Tílias vale para qualquer época do ano, mas com certeza é um destino procurado nas férias de verão, já que existe parque aquático e os hotéis contam com bons espaços de piscina e lazer e então programe-se no caso de passar nas épocas mais concorridas. Em todo o caso, tem programa no ano todo, pegamos um friozinho, mas ainda curtimos muito a cidade!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião