Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal| Foto:

O Rio de Janeiro é uma cidade que merece ser visitada. Não apenas porque a TV sempre valoriza o Rio ou porque é a cidade mais famosa internacionalmente, mas porque é uma cidade realmente linda. Pessoalmente, nunca vi uma geografia mais interessante do que lá: Uma mistura de cidade de grande e moderna com a natureza da vegetação e das praias, que estão em harmonia. E esta é apenas uma das coisas boas do Rio. Tem gente bonita e simpática, sol o ano todo, música brasileira boa, comida boa e o Réveillon mais lindo do mundo inteiro – vou falar um pouquinho dele também.

Há quem reclame da segurança, dos problemas sociais, mas convenhamos que em toda cidade grande não estamos isentos disso, e tomando alguns cuidados básicos, a viagem será excelente.

Começo desta vez com algumas dicas gerais para você visitar a Cidade Maravilhosa numa boa:

  • O Rio de Janeiro tem 2 aeroportos, sendo o Santos Dumont na parte mais central e o Galeão bem mais distante da principal área urbana, cerca de 1h-1h30. Tanto em um como no outro, caso utilize táxi ou algum transporte que não seja próprio ou público para se deslocar até o hotel ou na cidade, pesquise antes ou converse com funcionários do aeroporto, pois há muito veículos clandestinos. Os funcionários irão indicar a melhor opção ? e segura ? para seu transporte.
  • Prepare seu bolso: o Rio é uma das capitais mais caras do Brasil. Em relação ao Curitiba, por exemplo, vi hospedagem de uma mesma rede, com mesmo tipo de quarto, em um valor 30% maior no Rio. Os hotéis, alimentação e as compras não são baratos, mas mesmo assim, vale a pena guardar esse dinheirinho extra para a visita. Você também encontra todas as marcas bacanas e muita coisa badalada que às vezes nem em São Paulo tem.
  • No Rio faz calor ? MUITO calor, mesmo nos meses de inverno, fica fresquinho, e no verão é preciso usar roupas bem leves, garantir uma garrafinha de água na mão sempre, e ter o protetor solar como melhor aliado. A maior parte dos passeios no Rio são externos, existe 99% de chance de você pegar uma corzinha por lá.
  • Fazendo apenas a capital e o principal da cidade, um fim de semana é excelente para sua viagem, pra fazer o que mais conhecido de lá. Claro que, quanto mais dias melhor: tem atrações bacanas menos conhecidas ? como alguns museus e outros atrativos que valem ser vistos, além de cidades próximas importantes, como Petrópolis e toda sua relação com a história da época Imperial, pertinho dali. Aí fica ao seu critério ver quantos dias dá pra ficar por lá.
  • Tive o privilégio de ver o Réveillon do Rio e é tudo o que dizem e um pouco mais, é mágico e faz todo sentido gente do mundo inteiro vir até a cidade para assistir o show de fogos que eles produzem. Caso queira assisti-lo, você consegue, mas deve se preparar.
  • Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal

    Se for na areia, vai ter que chegar cedo ? muito cedo, há pessoas que chegam de manhã até o espetáculo acontecer, e se assim você decidir, leve comida, água, protetor solar para o dia, uma toalha ou algo pra sentar na areia, e o que der pra esperar, não recomendo ir com crianças, fica cansativo demais para os pequenos, mas já os adolescentes podem ser curtam a farra, até porque normalmente há shows após a virada. Já na orla, existem vários restaurantes e bares que cobram uma entrada neste dia para você assistir dali. Pode não ser muito barato, mas é mais em conta que alguns dias de hospedagem em algum hotel da região ? vários muito luxuosos. A vantagem é ficar tranquilo e ainda petiscar algo gostoso para assistir o maior espetáculo de ano novo. Por fim, os cruzeiros são opções muito bacanas com comida boa e muito conforto pra ver o show, além da festa no próprio navio logo em seguida, o que é ótimo tanto para pequenos como familiares mais idosos. Vale a pena, mas claro, é o preço nesta época pode ser o dobro ou mesmo o triplo que em outros momentos, além de agora já estarem no mar para a virada, mas vale planejar desde já para o próximo ano.

 

Encontre sua melhor hospedagem aqui para a cidade mais famosa do Brasil: Estadia no Rio de Janeiro

 

  • Ainda sobre fim de ano, durante o dia 31, diferente de outras capitais em que bancos e comércio funcionam em sua maioria, no Rio tudo fecha, com exceção do que atende ao turismo, como restaurantes e os próprios pontos de visitação, estes que é interessante agendar e comprar antecipado o que quiser conhecer: tem várias filas e o Corcovado por exemplo geralmente nem vende dia 31, pois os ingressos antecipados se esgotam anteriormente, e ainda podem ter cambistas que deixam o pessoal na mão com isso.

O que fazer no Rio – pela perspectiva desta blogueira:

Se você vai pela primeira vez ao Rio, os pontos turísticos básicos tem que ser feitos, porque são realmente bonitos e valem a visita aos cartões postais famosos. Aqui vão algumas considerações sobre eles.

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal

Corcovado e Pão de Açúcar: alguma destas duas vistas você precisa fazer. Pessoalmente, gosto mais do Corcovado, que além do Cristo estar ali para ser visto e apreciado, é mais alto e a visão para outros pontos, como o próprio Pão de Açúcar, a Ponte Rio-Niterói, o Maracanã e as diversas praias é muito boa. Claro que o Pão de Açúcar tem seu charme: uma vista privilegiada para Copacabana, o passeio no bondinho, e menos filas! É um outro lado do Rio que, se você puder, faça também. Aí fica ao seu critério, de acordo com a disponibilidade, o preço é quase o mesmo para os cois. Atenção com as crianças pequenas: ainda que existam proteções, sempre é preciso ficar de olho pra ninguém cair ou parar em algum lugar onde não deve. Fique atento também a

Maracanã: O estádio de futebol mais famoso do mundo tem seu significado e é parada obrigatória para os amantes da paixão nacional. O site é bem completo e vale dar uma olhadinha, lembrando que em dias de jogos os horários costumam alterar, por isso, veja como se programar para não perder a viagem.

Lagoa Rodrigo de Freitas: A lagoa é outro cartão postal bonito, mas que na minha opinião é melhor para quem mora no Rio, aproveitando para fazer exercício e passear com a família do que para a viagem em si. Ela é grande e você deve passar por ela em algum momento, mas não acho que precise ficar muito tempo, uma foto e uma água de coco já está ótimo!

Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal

Escadaria Selarón: Este local pode não ser a primeira referência dos viajantes, mas é um dos meus favoritos do Rio. Jorge Selarón foi um artista chileno que morou ao lado da escadaria e transformou o local em uma obra de arte, e sua história, inclusive com seu triste fim, merece atenção. A escadaria possui 215 degraus inteiramente decorados com azulejos de todas as cores, e além deles, suas laterais também são todas impressionantes. A riqueza de detalhes é imensa e não tem custo. Claro que se você quiser apreciar os detalhes do local você precisará de mais tempo, mas 30 minutinhos pra pelo menos conhecer e tirar uma foto na “legenda” dela são suficientes. Hoje ela é tombada pelo patrimônio histórico da cidade.

Praias do Rio: dá pra fazer um tour bacana de praias do Rio: Ipanema, Barra da Tijuca, Leme, Flamengo, Urca, Arpoador… tem pra todos os gostos. Acredito que, pelo menos pra dar uma voltinha no calçadão, Copacabana merece ser visitada, é o cartão postal. Mas, pra passar o dia, tem praias com boa estrutura. Aí vale o que você decidir, se preferir surfe, ou sossego com a família, ou ainda o agito das opções mais badaladas, tem um pouco de tudo.

Outros atrativos: O que não falei é porque infelizmente não conheci – ainda – mas em 2016 já tenho planos de lá estar e vamos resolver isso, não é? Afinal de contas, tenho o Jardim Botânico no plano, que indico mesmo sem conhecer, afinal todo mundo que vai diz que é lindíssimo. Pense também em adicionar à lista o Museu Histórico Nacional, que possui o acerco completo da história brasileira e o próprio local foi palco de momentos históricos; e o Museu de Arte do Rio (MAR) – que está novinho e fica bem ao lado do terminal de passageiros do porto, para quem for de cruzeiro fica fácil de visitar. Os religiosos ainda devem incluir a Catedral do Rio, com lindos vitrais e muito alta, bem diferente de outras igrejas tradicionais e muito bonita mesmo assim. Aos amantes do samba vale passar no Sambódromo, é claro! E ainda tem o Teatro Municipal para quem gosta de arte e cultura, o Parque da Laje que já foi inclusive cenário de clipes e televisão. Ou seja, tem muita coisa legal! Eu não deixaria mesmo de visitar essa cidade realmente maravilhosa com a família toda!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!

Deixe sua opinião