Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
turismo
foto 5
Flávia Sphair

Turismo em Família

Dicas para passeios com as pessoas que você ama

Família nos trilhos: Passeios de trem bacanas pelo Brasil

Um passeio de trem é algo diferente e encantador. O bom é saber que no Brasil tem sim opções super bacanas pra família andar nos trilhos!

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

Andar de trem é diferente aqui no Brasil. Apesar de não ser um meio de transporte tão usado para locomoção de pessoas como na Europa, já que por aqui o transporte e as viagens são mais comuns de serem feitas de carro, ônibus ou avião; as opções existentes então possuem toda uma mágica, e são passeios turísticos deliciosos. E afinal, se tem todo um estilo, que criança, jovem ou adulto não vai se encantar e curtir muito andar de trem?

E por aqui existem várias opções de passeio, e cada uma com algo diferente e especial. Fique atento pois algumas delas exigem reservas prévias. Conheça algumas opções e embarque no passeio que for melhor para toda sua família!

Trem das Termas (Piratuba – Marcelino Ramos/SC) – O interior de Santa Catarina conta com uma simpática locomotiva que todos os sábados faz o passeio saindo de Piratuba – conhecida por seus atrativos termais – até o município de Marcelino Ramos. São várias paisagens rurais e destaque a grande ponte que corta o Rio Uruguai. Tem cultura, história e claro, a própria Maria Fumaça. Conta com serviço de bordo, música, e o passeio dura todo o período da tarde. No destino, é possível provar degustações de produtos da região.

Trem Turístico Tiradentes – São João del-Rei/MGO passeio é uma volta ao passado, começando pela própria Maria Fumaça, a mais antiga do Brasil ainda em operação. Conta com paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX, e também é possível visitar o Museu Ferroviário de São João del-Rei (confira os horários). As saídas tem um calendário programado para finais de semana e feriados.

Crédito: Arquivo Pessoal - Serra do Mar/PR
Crédito: Arquivo Pessoal – Serra do Mar/PR

Trem pela Serra do Mar de Curitiba –  Morretes e Antonina/PR – Há vários tipos de vagão e opções de passeio para sair da capital do Paraná, passando pelo verde da Serra do Mar até as cidades históricas de Morretes e Antonina, ambas pequenas e charmosas e com muitas delícias típicas, incluindo o famoso barreado (tem que provar no almoço). São aproximadamente 3h30 de viagem, mas podem ocorrer atrasos ou paradas, trem turístico divide a ferrovia com trens de carga, mas isso não faz o passeio ser complicado de forma alguma! Nos destinos, você vai encontrar muitas lojinhas que vendem produtos locais, restaurantes e construções históricas. E por se tratar de um passeio longo, é cansativo ir e voltar de trem, então compre apenas um trecho – ida ou volta, e faça o outro de van ou micro-ônibus e poderá conhecer também a Estrada da Graciosa, que é linda e dá pra fazer várias paradas bacanas.

Trem do Vinho – Bento Gonçalves/RS – Como os organizadores do passeio chamam, é uma “Epopeia Italiana”. Tudo é relacionado aos imigrantes, e o passeio conta com Teatro e shows, degustação, música, e paisagens lindas, e atrativos especiais como o Parque Temático, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. É realizado na Serra Gaúcha com saídas de Gramado e Canela, às quartas e finais de semana. O bacana é que no Natal tem um passeio especial com personagens e muita magia chamado “Natal sobre os Trilhos” (que sabe eu faço no fim do ano!).

Gostou? Acompanhe mais fotos, dicas e opções bacanas de passeios pra família na Fanpage exclusiva do blog:

www.facebook.com/turismoemfamilia.semprefamilia

Bom passeio!

 

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também