Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
turismo
foto 5
Flávia Sphair

Turismo em Família

Dicas para passeios com as pessoas que você ama

Dicas e passeios para avós e netos: momentos mais do que especiais!

Se estar com os avós é algo delicioso, imagina passear e viajar com eles! Escolha seu destino com essas dicas e curtam muito!

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal

Diga pra mim: qual neto não gosta de ir na casa do avô e da avó? São poucos… eu não conheço nenhum, os meus meninos adoram! Na casa deles pode tudo (quase tudo, pra casa continuar em pé): brincar, comer doce, fazer bagunça… os avós são mesmo incríveis.

E atualmente, os avós modernos, além de serem tão receptivos em seu lar, querem fazer mais coisas com seus netos fora dele: uma ida ao shopping, um dia no parquinho… e inclusive viajar com a família. É uma oportunidade maravilhosa também de se aproximar mais das crianças e jovens, até mesmo voltar com segredinhos, mas viver histórias e aventuras, e ter esse encontro de gerações. Então, seja por esse, ou para quaisquer motivos, este post é pra vocês, avós! Afinal, quem não quer aproveitar tudo o que tem de bom da convivência com os netos?

Importante: Não se esqueça que, se decidir viajar, a documentação é fundamental estar completa. No caso de viagem nacional, para crianças até 12 anos portar certidão de nascimento, mas não é necessário ter autorização – se forem os familiares diretos (tios-avós e outros familiares, nesse caso, precisam de uma autorização do responsável legal). Para o exterior, uma autorização é necessária, com firma reconhecida. Leia aqui mais detalhes sobre o seu caso.

Mas então, quais passeios e viagens são interessantes para avós e netos fazerem juntos? É claro que muita gente já pensa em ir à Disney ou para um Resort, mas eu tenho algumas ideias do que gosto mais além disso:

* Cidade Natal dos Avós: Eu realmente valorizo muito a história familiar, e poder voltar no tempo para apresentar isso aos netos é algo muito gostoso. Há muitos que moravam em cidades menores, sítios e outras cidades em sua infância, e voltando às origens, você pode mostrar as brincadeiras que fazia, as coisas que comia, e como vivia por lá. Quem sabe vocês pode ir lá para seu restaurante favorito, tirar uma foto em um mesma lugar de uma foto de muitos anos atrás, e inventar o que der vontade!

* Destinos diferentes do gosto dos pais: Convenhamos que nem todo mundo topa qualquer passeio. Tem avós que gostam de visitar museus, mas que os pais não têm interesse nenhum. Tem avós que adoram uma praia, mas os pais querem mesmo só fazer trilhas. E ainda que os filhos consigam convencer de muitas maneiras os seus interesses, em um passeio ou viagem, isso nem sempre acontece, mas avós já possuem mais disposição pra aceitar (não é?). Por outro lado, é bacana que nessa fase crianças e jovens possam ser apresentados à diferentes locais, gostos e ideias. Então, aproveite para ir em lugar que você sabe que seus netos podem gostar e aprender, além do que ele faria com seus pais.

Crédito: Arquivo Pessoal - Olímpia/SP
Crédito: Arquivo Pessoal – Olímpia/SP

* Destinos termais: Apesar de terem muitos avós que dão um banho de vitalidade em muita gente jovem, a idade ainda assim chega para todos e alguns avós já precisam dar uma atenção especial à saúde, e não tem as mesmas condições que os pequenos. Mas por que não conciliar um destino que funcione bem para os dois? Uma opção ótima são os destinos de termas, pois a maioria possui piscinas e ambientes que renovam energias e ajudam em tratamentos, mas os mesmos destinos estão repletos de tobogãs e atrações radicais e divertidas. É uma ótima pedida! Inclusive mencionei vários parques termais no post que publiquei sobre parques aquáticos aqui no blog, e você pode escolher seu favorito! O último que visitei foi Olímpia, em São Paulo, e também contei a experiência por aqui!

* Destinos culturais e históricos: conheço muitos avós interessados em tudo se passou, e mesmo viveu, em seu país e no mundo. Seja a época da guerra, da ditadura, e de tantos outros momentos, eles gostam de compartilhar e explicar isso, e os netos podem curtir muito isso. Porque não ir para às cidades históricas de Minas Gerais e falar um pouquinho da história do Brasil por lá? Ou mesmo visitar nossa capital Brasília e mostrar tudo o que se aprende na escola, assim como outros momentos já vividos? Isso vale para outros países também!

E no fim das contas, seja qual for o destino, estando com avós e netos, vai ser um passeio maravilhoso!

Gostou? Acompanhe mais fotos, dicas e opções bacanas de passeios pra família na Fanpage exclusiva do blog:

www.facebook.com/turismoemfamilia.semprefamilia

Bom passeio!

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também