Crédito: Prefeitura de Arraial do Cabo
Crédito: Prefeitura de Arraial do Cabo| Foto:

Destinos de viagem também também são como a moda. Tem suas épocas de alta e baixa, mas se eles estão em alta é porque tem um motivo. Acompanhando várias redes sociais de amigos e blogueiros em geral, vejo as tendências e o que mais tem sido visitado, e se estas pessoas têm escolhido estes destinos, é porque tem muita coisa boa neles e quem sabe animo você com essas sugestões para as suas próximas férias com a galera. Então, fiz uma seleção de 6 destinos em alta e que combinam com família em minha opinião. Vamos lá:

Lago de furnas e cânion visto de cima Crédito: Prefeitura de Capitólio

NO BRASIL

1. Capitólio (Furnas)/MG: Existe um mar no centro do Brasil e ele fica em Capitólio. O “Mar de Minas” rende paisagens incríveis, além de cânions, cachoeiras e vistas deslumbrantes. A cidade, que fica a há quase 300km da capital mineira (recomenda-se ir de carro até lá, inclusive para poder se locomover e ter liberdade de aproveitar os vários pontos turísticos) era há pouco tempo um paraíso desconhecido da maioria dos viajantes, mas para famílias amantes de ecoturismo é um prato cheio e cada vez mais surgem mais grupos e opções para visitantes.

O principal atrativo é justamente o lago de furnas, que exibe os cânions e duas belas cachoeiras no ponto central e vários passeios de barco fazem o trajeto, e em um segundo momento você pode apreciar a região em um mirante com uma vista espetacular. Há também uma série de trilhas que levam cachoeiras e pequenos lagos para banho, como a Lagoa Azul e as Cachoeiras do Grito, Cascatinha, Poço Encantado, Filó e Fecho da Serra.

A região possui opções de camping e pousadas, mas também vale, pensando em família, alugar um casa para passar os dias. Em geral, os preços são acessíveis.

Quer mais ideias de destinos de férias? Veja também 6 destinos de natureza para família com crianças

2. Arraial do Cabo/RJ: Nós temos praias paradisíacas, e essas são de cair o queixo (e por isso como que escolhi uma delas como destaque deste post). Mais ao norte da capital do estado do Rio, Arraial do Cabo é considerado o Caribe brasileiro e eu eu fico babando com cada foto que vejo nas redes. Já vi quem disse que Arraial do Cabo está em um momento de redescoberta pelos turistas, que agora cada vez mais em crescido o número de turistas que, por motivos óbvios, decidiram conhecer essa região linda. Os passeios mais recomendados são um tour de barco para conhecer as praias da região e a belíssima gruta azul; o museu oceanográfico, que explica melhor sobre a vida marinha local e que tem inclusive um esqueleto de 6 metros de uma Orca e outro de um Peixe-Boi, encontrados na região; e o mergulho, de snorkel mas especialmente de batismo com cilindro, devido a riquíssima vida marinha local em águas claras e cristalinas.

É uma cidade pequena com uma pegada mais rústica, então você não encontra tantas opções de pousadas e restaurantes (mas claro que há algumas), porém suas vizinhas Cabo Frio e Búzios, que também valem ser visitadas e estão super próximas completam o roteiro para quem desejar mais opções, especialmente à noite.

Todo tipo de família pode aproveitar praias paradisíacas, é claro, mas fica uma boa dica especialmente para famílias com jovens, para aproveitar o mergulho e as trilhas que você pode também pode desfrutar junto dos passeios de barco e ao redor das praias. Há alguns mirantes e todo mundo recomenda contemplar o pôr do sol da região.

NO MUNDO

Lago de Safári com Hipopótamo e Animais Crédito: Brand South Africa

3. África do Sul: Vi muitos de meus amigos, e dos blogueiros de viagem, embarcarem para a África do Sul, definitivamente é um dos destinos em alta da vez. Um dos motivos são os preços das passagens aéreas, que estavam muito convidativos, assim como outras despesas locais. Não foi apenas uma pessoa que estava com outro destino nos planos, mas trocou a ideia pela África do Sul, porque, depois dos preços, você descobre que tem uma mescla incrível de cultura, natureza, vida selvagem reunidas em um único país.

É um destino bem convidativo para crianças também. Os pequenos, assim como seus pais e familiares, vão se apaixonar pelos incríveis Safáris e ver muitos animais livres nas savanas, há várias opções. Mas ainda tem belíssimas praias e atrativos naturais para aproveitar (como a belíssima Table Mountain na Cidade do Cabo, possível de visitar de teleférico), e atrativos históricos culturais, especialmente relacionados ao Apartheid e o líder Nelson Mandela.

Destaque as cidades de Joanesburgo e Cidade do Cabo, mas há muito, mas muito mais. Programe-se por pelo menos 10 dias por lá. Opções de hospedagem e alimentação há para todos os gostos, e bolsos! Ah, um detalhe bem importante: para quem viaja com crianças, a imigração tem sido muito rigorosa em relação aos pequenos, no sentido de saberem se estão com o pai e mãe, ou com as devidas autorizações. Isso inclui não apenas estar com documentos e passaportes em ordem, mas vários viajantes precisaram apresentar certidão de nascimento ou documento que comprove a afiliação de pai e mãe. Não sei os exatos motivos, mas se você não quiser ter dor de cabeça e até perder a viagem, carrega os documentos da criançada, não custa!

 

Não viaje pelo mundo sem Seguro! Reserve com a opção de melhor cotação com 5% de desconto usando o cupom TURISMOEMFAMILIA aqui: Seguro Viagem

 

Cordilheira dos Andes com Neve vista de Santiago Crédito: Portal Oficial – This Is Chile

4. Chile: Pertinho de nós, o nosso vizinho sul-americano é uma ótima opção para a viagem da família, porque tem uma boa variedade do que fazer. Para uma viagem com crianças, ainda dá tempo de aproveitar a neve, como na divertida estação de Farellones e o famoso Vale Nevado, para quem quer se arriscar a esquiar. Já a capital Santiago possui espaços históricos e relacionados ao governo e muitos museus que geralmente rendem bons passeios a pé, que pessoalmente gosto de fazer com carrinho de bebê (como o que já fizemos nas também vizinhas Montevideo no Uruguai e Buenos Aires na Argentina); mas também conta com Zoo, e locais belos para ver a vista da Cordilheira dos Andes como no Sky Costanera e no Cerro San Cristóbal.

Já para famílias mais crescidas, o bela Viña del Mar pode mostrar o Oceano Pacífico para você, além de ser a cidade das flores com seu emblemático relógio, e Valparaíso com casinhas coloridas e o Museu de Pablo Neruda, ótimas para um bate volta da capital. E por fim, o Deserto do Atacama pode ser um pouco mais trabalhoso, mas tem arrancando suspiros de quem visita paisagens únicas. Horizontes sem fim, piscinas termais naturais, Geysers, vales… uma imensidão de natureza. Decidindo pelo Atacama, contrate agências ou guias locais (realmente importantes) e vá com calma, a altitude é um fato e por isso o fôlego é menor, ainda que não sejam passeios de grandes esforços físicos.

5.Colômbia: Não muito longe de nós está mais um país que estou louca para conhecer: vejo cidadezinhas charmosas, praias maravilhosas e um banho de cultura. No quesito litoral maravilhoso, não dá pra deixar de mencionar San Andrés e Cartagena, que também tem muita história pra contar, casinhas coloridas e um mar de cair o queixo, além de praias de águas calmas e bacanas para prática de snorkel também; mas a capital Bogotá e a grande cidade de Medellín também possuem atrativos super interessantes (como o famoso tour de Pablo Escobar, porém é óbvio que tem muito mais do que isso).

Grand Palace - Templo de Bangkoc - Tailândia Crédito: Tourism Thailand (Oficial)

6. Sudoeste da Ásia: Aqui falamos de vários países, especialmente Tailândia, Vietnã, Laos, Myanmar e Camboja (um do lado do outro). Já vi muita gente mesmo partindo pra Ásia, especialmente por dois motivos: uma cultura totalmente diferente e única como muita coisa legal para conhecer, e preços muito convidativos por lá. Claro que é uma viagem longa, e por isso, quanto mais dias você tiver para aproveitar melhor. A passagem provavelmente será a única despesa mais pesada, mas estando lá é tranquilo. Nesta parte da Ásia você encontra as praias paradisíacas que até foram cenário de filme na Tailândia (e vários resorts também em consequência), com destaque para a incrível Maya Bay; templos enormes e muito interessantes de serem visitados (o Camboja então está repleto deles) e… os preços! Me surpreendi com uma blogueira que pegou um day use em Myanmar ou Vietnã de um hotel lindíssimo, com uma piscina maravilhosa, e pagou apenas 9 dólares. Então, acredito que vale investir um pouquinho na passagem e aproveitar esses lugares incríveis. A experiência com certeza será única.

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

 

 

Deixe sua opinião