Crédito: https://pixabay.com/pt/%C3%A1ustria-viena-2376850/
Crédito: https://pixabay.com/pt/%C3%A1ustria-viena-2376850/| Foto:

Na catequese, com qualquer idade e em qualquer época, tenho observado que as crianças que mais sabem o que estão fazendo ali e que participam são aquelas que os pais frequentam junto a Igreja, que praticam em casa  atos de devoção e confirma, cada vez mais, a importância da presença da família não só na formação escolar ou profissional, mas principalmente (e especialmente) na religiosidade. Como mãe, fui tendo experiências, ouvindo outras mães com filhos maiores, de famílias numerosas, que trabalham fora e dentro de casa, padres, escritores e resumi algumas dicas que tem me ajudado e talvez possa ser útil para você ou para alguém que conheça.

  1. Reze com os filhos em momentos que fazem parte do hábito diário da família. Exemplo: antes das refeições, antes de sair de casa, antes de dormir, etc. Que a oração seja um hábito da família assim como escovar os dentes e tomar banho são hábitos de higiene fundamentais. Dica: Reze sempre a mesma oração.
  2. Reze de forma pausada. Sem pressa. Permita que a criança entenda palavra por palavra do que esta dizendo. Para que não seja uma sentença decorada, mas que tenha sentido.
  3. Nos momentos de dificuldade ou estresse (sabe quando o alho queimou, o gás acabou, o carro não quer pegar?) ao invés de falar palavrões ou ainda como ?que saco?, ?que droga?, ?que porcaria?, invente jaculatórias espontâneas: Nossa Senhora da Paciência, socorrei-me! Santa Gianna Beretta, intercedei por mim! Nossa Senhora das mães dos filhos agitados, dai-me sabedoria!
  4. Tenha pela casa ou no local do trabalho uma imagem de Nossa Senhora, um crucifixo, ou até mesmo na tela inicial do celular uma imagem que te faça lembrar o sentido sobrenatural na formação dos filhos. Isso ajudará a colocar os filhos e a família sempre na presença de Deus.
  5. Frequente em família a Igreja! Mesmo que sempre tenha olhares desagradáveis para o barulho das crianças. É verdade que temos que formar as crianças para se comportarem (Essas dicas da Fanpage Feminilidade, Fertilidade, Maternidade e Vida em Família, são sensacionais), mas a família participar junta é a melhor maneira de formar nas crianças a importância da religião.
  6. Conte histórias bíblicas para as crianças, pode ser antes de dormir. Tem uma Bíblia da Editora Paulinas que se chama Bíblia para Crianças em Rimas, com as histórias e e desenho de uma forma que ajuda os filhos a gravarem as histórias e recontá-las depois.

 

Deixe sua opinião