Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Sonora e seu pai, William Jackson Smart.
Sonora e seu pai, William Jackson Smart.
Pais e filhos

Saiba como surgiu o Dia dos Pais

No Brasil, a escolha da data teve motivação religiosa, mas a origem da comemoração vem dos Estados Unidos

 Todo segundo domingo de agosto, boa parte das famílias brasileiras se reúne ao redor da mesa para, num gesto de carinho, presentear seus pais com mimos e homenagens. A origem desse costume vem dos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil em 1953, graças ao publicitário Sylvio Bhering – um dos fundadores da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Bhering se inspirou na história de Sonora Louise Dodd, menina norte-americana que, em 1909, resolveu criar a data comemorativa para homenagear seu pai, o veterano da guerra civil, William Jackson Smart.

A mãe de Sonora morreu durante o parto de seu quinto irmão, deixando para o pai da moça a difícil tarefa de criar seis filhos sozinho. Assim, a jovem, que sentia um enorme carinho pelo pai, começou a se perguntar quanto ao motivo de existir um dia para homenagear as mães, mas não haver um para os pais.

20 frases para usar no cartão de Dia dos Pais

Sonora começou a fazer campanha para promover a criação da data, ganhando o apoio da YMCA local — conhecida aqui no Brasil como ACM ou Associação Cristã de Moços — e de outra entidade religiosa. No ano seguinte, em 1910, foi celebrado o primeiro serviço religioso em homenagem aos pais. A data escolhida para a comemoração foi a do aniversário de William: 19 de junho.

Outras famílias começaram a festejar o dia especial no estado de Washington, e aos poucos a data se tornou uma festa nacional. Em 1972, o presidente norte-americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais, fixando a data no terceiro domingo de junho. Sonora foi homenageada por sua contribuição em 1974 e faleceu em 1978, aos 96 anos de idade.

 

No Brasil

Aqui no Brasil, a data escolhida por Sylvio Bhering para a adoção do Dia dos Pais foi 16 de agosto, data importante para Igreja Católica até a década de 60. Antes da reforma litúrgica ocorrida no Concílio Vaticano II, era nesta data que se celebrava o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria. Mais tarde, a data foi flexibilizada, passando-se a adotar não mais um dia fixo, mas sim no segundo domingo de agosto. O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, foi um dos grandes divulgadores da data, visando atrair anunciantes do comércio.

20 músicas para usar em homenagens do Dia dos Pais

Dois anos depois, os jornais da empresa Folha da Manhã se uniram com a TV Record, a Rádio Panamericana (hoje Jovem Pan) e a Rádio São Paulo para comemorar o Dia dos Pais pela primeira vez em São Paulo. Para isso, organizaram um concurso para eleger o pai mais jovem, o mais idoso e o que tinha maior número de filhos. Dos mil inscritos, ganharam o prêmio um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem com 31 filhos.

A data para comemorar o Dia dos Pais varia muito ao redor do mundo, mas boa parte dos países adotou a data norte-americana, como a França, a Argentina, o Chile, o Japão, a Índia, o Reino Unido e o México. Outros, como a Itália, a Espanha, a Bolívia, Portugal e Angola, o comemoram em 19 de março, dia de São José, o pai adotivo de Jesus. A Alemanha celebra os pais no dia da Ascensão do Senhor (uma data variável, que ocorre em maio ou junho).

********

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também