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Reflexões para mulheres reais

Campanha #vaidemaio conquista as redes sociais

Bazar beneficente promove campanha pela valorização da feminilidade através do uso do maiô.

Imagem: Bigstock
Imagem: Bigstock

Bossa Feminina é um bazar beneficente idealizado por um grupo de mulheres cariocas. Além de arrecadar  fundos para a ADEC – instituição que promove diversas atividades sociais e de formação voltadas para a  mulher -, o bazar se destaca por vender apenas peças que valorizam  a dignidade feminina.

Uma  peça em especial tem movimentado as página do Bossa Feminina nas redes sociais, tornando-se a queridinha de suas seguidoras: o maiô! Com a hashtag #vaidemaio diversas mulheres têm postado suas fotos e mostrado que essa moda veio para ficar. Confira neste vídeo imagens de quem já aderiu à proposta.

Para contar um pouco mais sobre a campanha e comentar as tendências dos maiôs neste verão, convidamos uma das organizadoras do bazar, Luciana Benevides, que é advogada e mestre em Direito Público e Evolução Social. Vem com a gente!

 

O que é o Bossa Feminina?

Luciana: O Bossa Feminina nasceu no ano de 2011 como um bazar beneficente em prol da ADEC (Associação de Desenvolvimento Educativo Cultural). Surgiu a partir da ideia de quatro amigas, todas voluntárias da ADEC, com o intuito de arrecadar fundos para a associação, que promove, por meio da formação permanente do voluntariado, projetos de inclusão social, educativos e culturais com efeito multiplicador. Para conhecer melhor a ADEC, vale a pena acessar o site: http://www.adecprojetossociais.org.br.

 

Além do objetivo de ajudar a associação, queríamos também mostrar uma moda que valorizasse a mulher e sua dignidade e, para que isso fosse possível, decidimos que só venderíamos peças que estivessem compatíveis com essa proposta. Muitas lojas cariocas toparam ser nossas parceiras e, além disso, conseguimos muitas doações de amigas. O primeiro bazar foi um grande sucesso e, desde então, já foram realizadas cinco edições do evento, que vem crescendo cada vez mais!

 

A partir do ano de 2014, o Bossa Feminina deixou de ser somente um bazar beneficente e se tornou um projeto de maior escala. Ao longo do tempo, passamos a conhecer mais o meio da moda e percebemos que podíamos aprender muito e também dar a nossa contribuição nessa área. Em julho de 2014 realizamos um seminário com a participação da consultora de imagem Lula Kiah, fundadora da Style Innovators, empresa de imagem corporativa com sede nas cidades de New York, Denver e Chicago. Desde então, foram realizados diversos eventos, especialmente com o intuito de mostrar a importância da imagem pessoal no ambiente profissional, social e familiar.

 

Qual é o papel da moda na sociedade?

Luciana: A moda tem um papel importantíssimo na sociedade e está muito longe de ser algo fútil, como algumas pessoas podem pensar. Em sua tese de doutorado sobre Antropologia da Moda, pela Universidade de Navarra, na Espanha, Inês Migliaccio¹ menciona que é preciso enxergar a moda como expressão da beleza. Quando a moda é feita com arte, com muita frequência transparece beleza, que se caracteriza pela harmonia, o equilíbrio, a proporção entre as partes, o acabamento e a simplicidade. Quando isso acontece, sua contemplação causa um deleite de índole espiritual, já que a beleza eleva a alma. Grandes artistas da moda captaram essa realidade e suas roupas são recriadas ao longo do tempo, com pequenas alterações, de maneira que vendem muito, há muito tempo. Como exemplo podemos citar Coco Chanel, que viveu de 1883 a 1971.

Vale esclarecer que vestir-se bem não é gastar necessariamente muito dinheiro. É possível encontrar peças boas e acessíveis a todos os bolsos. Basta saber fazer compras de forma inteligente e aprender o que valoriza mais cada tipo físico. Por isso é tão importante o serviço de consultoria de imagem, também oferecido pelo Bossa Feminina.

 

De onde surgiu a campanha Vai de Maiô?

Luciana: A campanha surgiu no final do ano de 2014, a partir da ideia de uma das integrantes do Bossa Feminina. Nossa intenção é mostrar a beleza e elegância do maiô, que valoriza o corpo de qualquer mulher. Nós incentivamos o uso de uma peça de beachwear que durante muito tempo passou a ser sinônimo de opção para as mulheres mais velhas ou que estavam fora de forma e que por isso não queriam ou não tinham coragem de colocar um biquíni. A campanha tem sido um grande sucesso e muitas mulheres já aderiram! Desde o início foi criada a hashtag #vaidemaio, que já pode ser vista em muitas publicações no Facebook e no Instagram.

 

Quais são as vantagens do maiô em relação ao biquíni?

Luciana: O maiô deixa a silhueta da mulher mais longilínea e dá um tom de elegância muito grande ao visual, além de significar mais conforto e compor looks lindos, que vão desde uma ida rápida para um mergulho no mar, até um dia inteiro de férias num resort na praia, por exemplo. É uma peça que tem uma versatilidade incrível. O maiô acabou virando um ícone de quem quer ser moderna e elegante ao mesmo tempo.

Créditos: Instagram @adorofarm
Créditos: Instagram @adorofarm

 

O número de adeptas ao maiô parece ter crescido ultimamente. A que você acredita que podemos atribuir esse crescimento?

Luciana: Realmente é fácil constatar o aumento do uso do maiô. Durante muito tempo era bem difícil encontrar maiôs bonitos nas lojas de beachwear; os biquínis dominavam as coleções. Hoje em dia a situação está bem diferente. Isso se deve, em grande parte, a um resgate da feminilidade, assim como aconteceu com o retorno da saia midi, por exemplo.  A mulher está percebendo como é bonito ser feminina e valorizar a elegância. Hoje existe uma tendência vintage muito forte, o que retrata esse resgate de algo muito positivo, que parecia estar esquecido num passado longínquo. É possível ser moderna, muito atual e super feminina. O maiô não tem nada de ultrapassado e ressurge para mostrar como embeleza e favorece todas as mulheres.

 

É possível encontrar bons maiôs acessíveis no Brasil ou essas peças são ainda artigo de luxo?

Luciana: Sim! É possível! As marcas de fast fashion, por exemplo, também estão investindo nos maiôs. Lojas como C&A, Renner e Riachuelo estão apostando nessa tendência. De maneira nenhuma podem ser considerados artigos de luxo. Outra dica muito boa é adquiri-los nas liquidações das lojas mais badaladas de beachwear. Basta ficar atenta e saber procurar!

 

Quais são as tendências para os maiôs neste verão?

Luciana: Os modelos são vários, mas um que veio com toda força é o estilo body. São super confortáveis, mais fechados na parte da frente e caem muito bem em vários tipos de corpo. Nós apostamos muito nos maiôs inteiros, pois são os que mais valorizam o corpo da mulher e dão um tom de feminilidade e sofisticação ao visual.

Maiô Salinas 3

Que modelos de maiô se adequam melhor a que tipos físicos?

Luciana: Quadris mais largos: o ideal é optar por um modelo de maiô com o cós mais alto na parte de trás e shape mais amplo, de laterais largas, pois proporciona mais sustentação e cobertura suficiente para evitar qualquer incômodo.

Maiô quadris largos
Créditos: Instagram @lennyniemeier

 

Quadris estreitos: aposte em estampas, babados e franzidos para criar uma ilusão de volume.

Créditos: Instagram @lennyniemeyer
Créditos: Instagram @lennyniemeyer

 

Pouco busto: escolha um modelo com bojo e aposte também nas estampas, bordados e franzidos para dar mais destaque ao colo.

Maiô pouco busto
Créditos: Instagram @classicpraia

 

Muito busto: nesse caso, o modelo de maiô precisa ter top reforçado. Aros e tiras largas são fundamentais para garantir mais segurança e conforto.

Créditos: Instagram @lennyniemeyer
Créditos: Instagram @lennyniemeyer

 

Ombros largos: para suavizar a região dos ombros, opte por modelos com decote assimétrico, de um ombro só.

Créditos: Instagram @lennyniemeyer
Créditos: Instagram @lennyniemeyer

 

E você, por que não #vaidemaio?

¹ Tese de doutorado de Maria Inês Migliaccio: Fundamentos Antropológicos de la Moda: Magnanimidad y Elegancia (PDF)

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