Bigstock/Sempre Família
Bigstock/Sempre Família| Foto:

Do clima ao calendário de feriados, cada mês do ano possui características específicas. Por isso, ao organizar um casamento, é importante atentar aos prós e contras de cada mês antes de fechar a data e decidir todos os detalhes da celebração e da festa. Para facilitar a escolha, Betta Lima, especialista em cerimônias de casamento, apresenta as principais vantagens e desvantagens, mês a mês.

Janeiro

Prós – Geralmente, é um mês em que a procura menor. Portanto, pode ser mais fácil encontrar uma data disponível no local desejado. A queda na procura também facilita a negociação dos valores existem fornecedores que inclusive oferecem promoções em janeiro. Para o cardápio, abre-se a possibilidade de oferecer um buffet especial com comidas mais leves e coquetéis variados, cheios de cor e sabor!

Guia: tudo o que você precisa saber sobre o casamento civil

Contras – Por ser verão, o calor em excesso pode ser um incômodo para algumas pessoas, tanto para os noivos como para os convidados. Nessa época de alta temporada, os custos de viagem de lua-de-mel também vão lá no alto! E, ainda, por ser um mês de férias, alguns convidados podem estar viajando e não comparecer.

Fevereiro

Prós – Mês de muitas flores, principalmente as tropicais com aromas agradáveis. E também não possui muita procura.

Contras – Mês de carnaval e muitas pessoas já têm viagens programadas para essa data. Isso pode ser um problema para encontrar um dia em que todos aqueles que se deseja convidar estejam presentes.

Março

Prós – O calor começa a dar uma trégua, então já é mais indicado optar por casamentos ao ar livre. Além disso, a alta temporada chega ao fim e as viagens começam a ficar com preços mais atrativos, ótimo para programar a lua-de-mel.

Contras – É preciso estar atento às chuvas: as águas de março também chegam para fechar o verão! A busca por uma data em que há menos incidência de chuvas é grande, então agende com antecedência.

Abril

Prós – Em abril as temperaturas mais amenas são um grande atrativo e permitem um leque maior de possibilidades, principalmente para escolha do local: aberto ou fechado. Tem sido bastante requisitado pelas noivas.

Contras – As datas começam a ficar mais disputadas e com isso os preços de flores e decoração também tendem a subir.

Maio

Prós – Esse já não é mais o mês preferido das noivas, portanto, a possibilidade de datas disponíveis é maior do que há alguns anos: de acordo com o IBGE, março agora ocupa o sexto lugar no ranking de meses mais procurados. Pode ser uma ótima opção, para não sofrer tanto com a falta de disponibilidade de datas.

Contras – Os preços já estão mais altos, principalmente das flores, por causa do Dia das Mães. O casamento pode sair mais caro do que em outros meses.

Junho

Prós – A temperatura cai e o friozinho pode ser um ótimo aliado, principalmente do noivo, que deve usar terno. Além disso, é o mês das tulipas! Elas ficam deslumbrantes na decoração e conferem um ar de sofisticação.

O que levar em conta na hora de decidir por um casamento ao ar livre

Contras – Aqui o ideal é escolher ambientes fechados, pois à noite a temperatura fica mais fria. Se os noivos têm o sonho de casar-se ao ar livre, é melhor ter cuidado e pensar bem antes de optar por junho. Ou, se tiver que ser nesse mês mesmo, é recomendável alugar aquecedores, o que acarreta aumento nos gastos. Por ser mês de Dia dos Namorados, as flores também ficam mais caras.

Julho

Prós – Em julho chega a época dos lindos lírios, que são flores delicadas e imprimem um ar sofisticado também ao ambiente. A decoração fica linda com esse toque especial! O frio, mais característico desse mês, permite oferecer um delicioso cardápio de pratos quentes para ajudar a aquecer!

Contras – Mês de férias e os convidados que têm filhos podem ter programado alguma viagem com os pequenos, o que pode ocasionar um desfalque em sua lista. Fique atento.

Agosto

Prós – Muitas noivas ainda têm a superstição de que agosto é o mês do desgosto e, por conta disso, riscam de sua lista essa opção com medo de que traga azar ao casamento. Para você, que não é supersticiosa, é uma ótima opção para conseguir negociar uma melhor data. É o mês com menos chuvas e temperatura mais agradável, portanto, é uma boa pedida considerar casar-se em agosto!

Contras – A própria superstição em relação ao mês é um contra, pois pode acarretar uma situação de estresse à noiva, caso ela se importe com essa superstição.

Setembro

Prós – Esse, sem dúvidas, se tornou o “novo maio”, mês queridinho das noivas e está entre os mais concorridos para realização de casamentos. A época de chuvas dá uma trégua e, além disso, tem início a primavera. A estação é realmente uma ótima opção, por conta da variedade de flores.

Contras – A alta procura, principalmente para cerimônias em locais abertos, pode ser um problema no momento de definir a data.

Outubro

Prós – O auge da primavera permite aos noivos escolher entre uma ampla variedade de flores disponíveis nessa época. Não há risco de chuvas frequentes e as temperaturas são mais amenas. Além disso, na segunda quinzena se inicia o horário de verão, que favorece as cerimônias em locais abertos.

Contras – Por conta de todos os prós, o mês de outubro é muito concorrido. Por esse motivo, pode ser mais difícil conseguir alguma data disponível e os custos podem estar inflacionados.

Novembro

Prós – Com a primeira parcela do décimo terceiro em mãos, os noivos ganham uma ajudinha extra para equilibrar as contas e garantir uma verba a mais para os preparativos. A continuidade do horário de verão ainda é uma vantagem para os casamentos ao ar livre. E é o mês das lavandas, que deixam qualquer decoração linda!

Contras – Mês de calor e volta das chuvas! É preciso estar atento e se prevenir, providenciando coberturas para o local do evento.

Dezembro

Prós – Esse é o mês campeão de procura. Já tem um clima festivo, por conta das festas de fim de ano. A segunda parcela do décimo terceiro caiu na conta e os noivos têm uma verba maior para investir no evento. Dessa forma, é possível ampliar as opções e oferecer uma festa mais requintada, com a possibilidade de um número maior de convidados, se for o desejo dos noivos.

Onze sinais de que esse namorado ou namorada não é para você

Contras – Aqui existem algumas questões a serem consideradas. Por conta da grande procura, pode-se ter dificuldade em conseguir uma data disponível.  Apesar do dinheiro a mais na conta, as viagens ficam muito mais caras, pela entrada da alta temporada. E também existe a alta incidência de chuvas.

Outras dicas

É preciso também estar atento aos meses que possuem feriados, principalmente os prolongados. Além de o custo para a lua-de-mel ficar mais caro, por exemplo, existe a grande possibilidade de os convidados já possuírem alguma viagem programada para a data.

Outro ponto importante é alinhar o mês da cerimônia/festa com a lua-de-mel, para definir um local que seja desejado pelo casal! Por exemplo, se gostam de praia optem pelos meses mais quentes. Se o destino for internacional, lembre-se de verificar qual a estação do ano no país que deseja ir. Procure planejar tudo com antecedência, para que consiga reservar o local que deseja e evitar transtornos na organização do grande dia!

***
Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Deixe sua opinião