Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
15536660_10209931922029110_1475908632_o
20160327_180614
João Pedro da Luz Neto; Debora Duarte Costa

Prósopon

Resenhas literárias

#Resenha: O livro da vida – A bíblia como você nunca leu antes.

Não é possível dizer-se cristão sem ter mergulhado com paixão nas histórias contadas na bíblia, sem ter ardido o coração junto com os dramas e as alegrias daqueles personagens históricos

2

Confesso que, quando me deparei com a possibilidade de escrever uma resenha sobre “O livro da vida”, enchi-me de questionamentos? Por que comentar sobre um livro tão conhecido, que é sempre um best-seller, como é o caso da Bíblia? Quais são os critérios para avaliarmos um livro como este? O que esperar de novidades?

No entanto, essas dúvidas se diluíram com o passar do tempo: é evidente que não posso avaliar com os devidos critérios elementos que dizem respeito ao conteúdo do texto, da tradução, das reflexões teológicas que estão ali presentes, por não ser a teologia uma especialidade minha. Posso, no entanto, compreender e apreciar a principal novidade da editora sextante: tornar a leitura do texto mais agradável ao leitor.

Como sabemos, não nos basta que o conteúdo seja de nosso interesse: como sentimos prazer em ler um livro numa edição adequada, sem páginas caindo em nossa mão por conta de um acabamento malfeito, rasgando por qualquer toque devido à espessura do papel, ou mesmo com uma diagramação profissional, facilitando a leitura. São elementos acessórios, é verdade, mas que facilitam o nosso cotidiano enquanto leitores e nem sempre são o foco das editoras, muitas vezes mais interessadas em reduzir os custos para garantir um preço acessível aos consumidores (especialmente no caso das editoras de bíblias).

Mas além destes cuidados, o que se sobressai nessa edição é a ausência dos versículos e dos capítulos. Desta forma, a bíblia não nos é apresentada como um livro de consulta, que necessita de constante referência, mas como um romance. É possível lê-la do início ao fim com deleite, graças à apresentação moderna e acessível do texto. Trata-se, portanto, de um legítimo esforço para obtermos a máxima compreensão da mensagem bíblica: não é possível dizer-se cristão sem ter mergulhado com paixão nas histórias contadas na bíblia, sem ter ardido o coração junto com os dramas e as alegrias daqueles personagens históricos. O modo simples com que esta edição se dirige a nós, sem notas de rodapé ou comentários iniciais torna o texto extremamente acessível, e reaviva a sua beleza.

Livro-O-Livro-da-Vida-Nova-Versao-Transformadora-3-Volumes-Equipe-NVT-10247172

O livro da vida

Rio de Janeiro: Sextante, 2016. ****

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também