Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
15536660_10209931922029110_1475908632_o
20160327_180614
João Pedro da Luz Neto; Debora Duarte Costa

Prósopon

Resenhas literárias

#Resenha: Ave Maria Expositio

O comentário de Santo Tomás à oração da “Ave Maria” mostra a potência de uma oração tão rotineira para tantos católicos.

Capa_Ave-Maria

Aqueles que, por ignorância ou torpeza, difamam santo Tomás como um intelectual “preso às nuvens” ou mesmo “inacessível” terão nesta pequena obra a sua refutação. “Ave Maria Expositio” é a transcrição de um “Sermão Magistral”, professado por Santo Tomás diante de toda a universidade, como era costume em sua época.

A primeira coisa que se nota é, claramente, o apego ao texto bíblico. Como o típico da teologia em sua época, Tomás pretende expor e clarificar o texto bíblico – versículo a versículo, neste caso. A base de reflexão é o texto de Lucas, que dá origem à famosa oração da “Ave Maria”, e a quantidade de citações do novo e do antigo testamento é imensa, se levarmos em conta a brevidade do texto. O seu pensamento é certeiro e cristalino: na tradição bíblica, o anjo causa temor e espanto ao aparecer aos homens. Diante de Maria, é o anjo que se curva. Também o paralelo com Eva, na esteira da comparação paulina entre Cristo e Adão, é exemplar: aquilo que uma perdeu pela desobediência, outra ganhou pela obediência. O seu tom, sempre suave, quase musicado, também permanece vivo, e facilmente se nota o constante convite à meditação feito pelo santo de Aquino.

Igualmente importantes são as notas e o estudo introdutório, feitos pelo tradutor do texto, Omayr José de Moraes Júnior. Sua precisão é o trabalho de profunda meditação e conhecimento do texto que comenta, além de expandir os nossos horizontes para a compreensão da discussão teológica subjacente, bem como do conjunto maior do autor. Se recomendamos aqui esta exposição do aquinate, em boa parte devemos ao trabalho repleto de conteúdo do tradutor, uma vez que o maior filósofo e teólogo da Igreja medieval dispensa apresentações.

Capa_Ave-Maria

Ave Maria Exposito *****
Tomás de Aquino
Editora Musa, 2010. 128p.

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também