bigstock
bigstock| Foto:

José é, definitivamente, um homem silencioso. Nenhuma de suas falas foi registrada pelos evangelistas, apenas alguns de seus gestos, sempre muito discretos. No entanto, seria um engano dizer que sua figura deve passar despercebida na vida cristã; como pai adotivo de Jesus, é evidente que os seus gestos e palavras foram importantíssimos para a história da humanidade.

Considerando que Jesus “assemelhou-se em tudo aos homens, exceto no pecado” (Hb 4,15), mantendo em mente os relatos bíblicos (documentos fundamentais) e também as descrições da vida cotidiana comum aos hebreus, é possível refletir sobre a vida desta família tão singular.

Munido de bastante imaginação, é este o trabalho de Luís Erlin em “3 meses com São José: em oração pela minha família”. O seu objetivo mais claro é aproximar a vida de José da nossa vida; dar-nos a perspectiva (por vezes esquecida) de que também sonhava, rezava, sorria ou tinha medo. Aproximar tantos pais e mães deste homem que é o modelo de educador ao longo da história do cristianismo.

O modo com que o autor faz isso é muito simbólico: narra todos os episódios do ponto de vista do próprio José, como se estivéssemos lendo o seu diário. É assim que, ao longo de 3 meses, vamos nos aprofundando sobre os episódios centrais da infância de Jesus: desde as peripécias do seu nascimento ou do episódio no templo, até a angústia do período do exílio e sua morte.

O autor explica que o livro pode ser lido como um romance histórico da vida de José, Maria e Jesus. No entanto, lido desta maneira, sua intenção falha: por vezes as descrições se repetem, e o livro acaba perdendo a sua força narrativa. Todavia, em sua intenção principal, que é propor pequenas meditações diárias que sirvam para a oração, o autor é muito mais eficaz: isto porque seu livro tem mais a intenção de aproximar todos da devoção a José, e nela fazer ressoar a própria vida do leitor orante, do que fazer uma aproximação histórica altamente verossímil.

capa 3 meses com sao jose.indd

3 meses com São José: em oração pela minha família ***

Padre Luís Erlin

Editora Ave-Maria

 

Deixe sua opinião