Mudanças no Blog
| Foto:

Caros leitores:

Pelo número de postagens aqui no blog, a impressão que você terá é, certamente, a de que 2017 foi um ano parado. Pelo contrário, foi a intensidade da jornada que nos afastou dele, sobretudo porque muitas de nossas leituras se afastaram daquilo que pensávamos para o blog. Por esta razão, conversamos com o editor do Sempre Família, o sempre receptivo Jônatas, e a proposta de mudar o conceito do blog foi aceita.

De todas as mudanças, a maior é que de agora em diante, não passamos a publicar apenas resenhas: talvez este seja o nosso menor foco de agora em diante. Gostaríamos de nos dedicar a falar sobre virtudes e formação humana: como educar para a liberdade? Como tornar-se agente de transformação em meio às dificuldades cotidianas? Como viver a vida de modo mais intenso, aberto para si, para o outro, e para o alto? Estas são algumas das perguntas que nos guiarão ao longo de nossas reflexões.

Os textos publicados aqui serão independentes, mas deverão, com o passar do tempo, se complementarem, e analisarem os mais diversos aspectos dos temas trabalhados. Em alguns, faremos uma análise mais teórica, apoiados nos ombros de grandes pensadores; em outros, procuraremos trazer esta reflexão para o cotidiano, seja para os pais ou professores.

Nosso lema também se alterou: como pode-se notar, “Resenhas Literárias” já não nos representaria bem. Escolhemos, então, o bom e velho escrito do pátio de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”. Estamos convencidos de que a origem de toda a virtude está na constante observação de si mesmo, de suas potências e limitações, e dos modos de operá-las. Por isso, as virtudes devem ser antes descobertas por nós para então serem explicadas. Cremos que este será o nosso maior desafio, e por isso mesmo o primeiro leitor ao qual nos dirigimos será sempre a nós mesmos.

Por fim, comunicamos a saída da Debora Duarte Costa do blog. De agora em diante, os textos serão de minha autoria – salvo quando algum amigo quiser fazer alguma colaboração espontânea (sempre avisaremos).
Obrigado pela atenção, e conto com a colaboração de vocês, seja com as curtidas, comentários ou compartilhamentos, sempre construtiva para o blog.

Deixe sua opinião