Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Imagem: Bigstock
Imagem: Bigstock
Casamento e Compromisso

Pessoas casadas são menos estressadas que as solteiras, diz estudo

Menos estresse indica também mais saúde, pois altos índices de cortisol podem interferir na capacidade do corpo de lutar contra inflamações.

Um estudo da Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, comparou os níveis de cortisol, o hormônio liberado em situações de estresse, entre pessoas casadas e solteiras e constatou: casados são menos estressados do que solteiros, divorciados e viúvos.

Os cientistas coletaram saliva de 572 adultos saudáveis, com idades entre 21 e 55 anos, por três dias não consecutivos. Várias amostras foram coletadas durante um período de 24 horas e testadas. Os resultados foram publicados na revista científica Psychoneuroendocrinology.

Depois de 55 anos de casamento, casal morre no mesmo dia em Joinville

Normalmente, apresentamos um pico de cortisol pela manhã e diminuímos a sua liberação durante o dia. Segundo o estudo, entre os casados essa diminuição é mais rápida. Isso se traduz em menos doenças cardíacas e um maior período de sobrevivência entre pacientes com câncer. Altos níveis de cortisol podem interferir na capacidade do corpo de lutar contra inflamações, o que pode contribuir para o desenvolvimento e a progressão de várias doenças.

“Esses dados nos fornecem uma nova visão de como as relações sociais podem influenciar a nossa saúde”, diz o diretor do laboratório e coautor do estudo, professor da universidade de psicologia Robert E. Doherty.

Com informações do Correio Braziliense.

****

Recomendamos também:

10 casais famosos que mantiveram o amor vivo depois de décadas

Depois de 55 anos de casamento, casal morre no mesmo dia em Joinville

“Se você está apaixonado, não se case”, recomendam casais de idosos em vídeo emocionante

****

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também