Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Arquivo da família
Arquivo da família
Defesa da Vida

Mulher tetraplégica que não se comunicava há 21 anos conversa com sua mãe no Natal

Joellen foi incapaz de comunicar qualquer pensamento desde que sofreu um grave acidente em 1996.

Uma mulher conversou com sua mãe nesse Natal. A notícia não seria nada especial se essa mulher não fosse Joellen Huntley, uma canadense de 37 anos que sofreu um acidente em 1996 que a deixou com graves sequelas: tetraplégica, ela não anda nem fala e se alimenta através de uma sonda.

A conversa no Natal foi possível graças a um software instalado em um tablet que, com o auxílio de câmeras que reconhecem o movimento dos olhos, permite que a pessoa com deficiência redija mensagens usando ícones.

Jovem constrói prótese para o próprio braço com peças de Lego

Louise Misner, a mãe de Joellen, visitou a filha no Kings Regional Rehabilitation Centre, em Waterville, na província de Nova Escócia, no Natal de 2017. Ela disse à filha: “Joellen, gostei do conjuntinho de Natal que você está vestindo”. Joellen, com a ajuda do software, apontou para um ícone que representava uma camiseta de mangas curtas, para dizer à mãe o que estava usando.

Foi o suficiente para Louise classificar isso como um “milagre de Natal”. “Foi o jeito de Deus me dizer que ela finalmente alcançou o que precisava desde o acidente”, disse ela ao Huffington Post. Até então, Joellen apenas respondia à presença de parentes emitindo sons ininteligíveis – ela foi incapaz de comunicar qualquer pensamento durante 21 anos.

A ginasta com deficiência que descobriu ser irmã da campeã olímpica de quem era fã

O equipamento que permite a Joellen se comunicar foi adquirido com recursos de um acordo extrajudicial realizado em 2015. O Departamento de Serviços à Comunidade da província havia entrado com um recurso para reaver o dinheiro do seguro dado à família – um milhão de dólares canadenses, o equivalente a mais de 2,5 milhões de reais.

Em abril de 1996, Joellen foi jogada para fora de um carro que desviou de um cachorro. O acidente matou seu namorado e a irmã do motorista. “Eu sabia que ela só precisava de tempo para a tecnologia alcançá-la”, disse a mãe. “Quando Deus te dá um filho, eles se tornam o seu bem mais precioso. Você nunca desiste deles”.

***

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também