Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
blog3
19642500_1765741626774782_6304612996758915190_n
Angélica Favretto

Mil Novecentos e Bolinha

Um blog nostálgico

A tevê feita só por cachorros: relembre a TV Colosso!

O programa foi criado para substituir o Xou da Xuxa, acabou fazendo o maior sucesso e permaneceu por quatro anos na manhãs da Rede Globo

TV Colosso Personagens

“Atentión, pessoall, tá na horrra de matarr a fomê! Tá na mêss, pessoaaaaal”. Se você foi criança no início da década de 90 e estudava à tarde, com certeza deve se lembrar que, por volta de meio-dia, um cozinheiro francês meio diferente avisava que era a hora de almoçar. E o que fazia esse chef ser diferente? Ele era um cachorro! Aliás, muito provavelmente você passava as suas manhãs na companhia de um monte de deles. Gilmar, Priscila, JF e Capachão. Estes nomes são familiares? Entre 1993 e 1997 esses personagens e alguns outros cuidavam da nossa programação de desenhos matinal, na TV Colosso.

Borges, o buldogue que liberava os desenhos!
Borges, o buldogue que liberava os desenhos!

Como toda emissora, a TV Colosso tinha uma grade de programas bem diversificada. Além dos desenhos que eram transmitidos, ainda tinha o Jornal Colossal, inspirado no Jornal Nacional; duas novelas mexicanas: Os Filhos da Cadela e Pedigree; o programa Acredite se Puder, que trazia um monte de histórias absurdas; um programa de clipes chamado Clip-Cão; o seriado As Aventuras do Supercão, e As Olimpíadas de Cachorro que lembrava o Esporte Espetacular. A intenção era mesmo fazer referência àquilo que a gente já conhecia da televisão.

Produção

Mas, e como é que aquele monte de cachorros era produzido? Quando a TV Colosso começou a ser transmitida, eu tinha seis anos. Então, eu nem me importava com a maneira como os personagens eram feitos, afinal, aquilo era muito legal! Mas depois a gente fica um pouco curioso e começa a imaginar o jeito como eles poderiam funcionar. Pois bem. Alguns personagens era visivelmente fantoches. Dava até para ver as varetinhas que movimentavam os bracinhos do Gilmar, por exemplo. E sabe que para fazer um desses fantoches era preciso três pessoas?! Outros personagens como a própria Priscila, eram animatronics. Já falei sobre isso no post sobre a Família Dinossauros, lembra? Inclusive, o sucesso deles é que inspirou o Boninho (um dos criadores do programa) a utilizar essa técnica.

Aliás, Boninho não é o único “dono” da TV Colosso. O programa só foi esse sucesso, porque os responsáveis por dar a vida aos cachorros eram os integrantes de uma companhia de teatro de bonecos gaúcha, chamada Cem Modos. Luiz Ferré e Roberto Dornelles, que já tinham trabalhado com tevê antes, participaram da criação dos 25 cachorros e das três pulgas que faziam a alegria das nossas manhãs. Cartunistas famosos foram convidados para produzir o roteiro do programa, entre eles estavam Angeli, Laerte e Glauco.

Desenhos

Sabia que Power Rangers estreou na TV Colosso? Se não fossem os cachorrinhos da TV Colosso, a gente talvez não soubesse quem eram os heróis da Alameda dos Anjos. HAHAH! Taz Mania também estava na grade, As Aventuras dos Ursinhos Gummi, He-Man, She-ra, Smurfs, X-Men e As Aventuras de Mickey e Donald.

Da tevê para a nossa casa

Esse era o disco que eu tinha. :D
Esse era o disco que eu tinha. E que sumiu… :D

Com o sucesso do programa, é claro que um monte de produtos seria lançado. Eu, por exemplo, tive um disco de vinil que vinha com um super pôster dos personagens. Achei até que eles estavam em casa ainda, mas não encontrei. O fato é que eu ouvia aquele disco religiosamente todo sábado de manhã, enquanto meus pais iam trabalhar e eu ficava com minha avó. Um primo meu, na época, viu meu disco e quis um igualzinho. Como ele morava em outra cidade, ficamos os dois com discos idênticos. Ele disse dia desses que o pôster dele está emoldurado na casa dos pais ainda. HAHAHA! Além disso, filmes foram lançados, lancheiras, camisetas, bolachas/biscoitos, revista em quadrinhos e até joguinhos.

 

Aqui o chefe chamando para o almoço. Olha o desespero da bicharada!

Agora fique com o tema de abertura, que vai grudar como chiclete na sua cabeça pelo resto do dia. HAHAHAH!

E no site do Memória Globo você pode saber de mais algumas curiosidades.

 

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também