Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Gazeta (1)
Dayane Dos Anjos
Dayane Dos Anjos

Manual do Recém-Nascido

Um papo de mãe para mãe

Quem são as Doulas?

Você sabe o que é uma doula? Ela faz o parto? Ela substitui o médico? Confira o verdadeiro papel desta profissional.

4

O que é uma Doula?

 A palavra Doula vem do grego que significa “mulher que serve”. No caso serve a outra mulher que está num momento sagrado da vida: a gestação.

 Antigamente quando ia se aproximando o momento de parir, ela se reunia com outras mulheres mais experientes da família e ali tinha apoio, orientação e o parto acontecia em casa. Como agora os partos acontecem em ambiente hospitalar, há naturalmente um profissional dedicado para cada função.

 Tem o obstetra, o anestesista, o pediatra, as enfermeiras entre outros, cada um cuidando da sua especialidade. E neste momento a mulher se encontra no meio de vários profissionais que ela não conhece, em um momento tão íntimo e importante da vida dela. A Doula é a profissional que cuida e presta apoio físico, emocional e afetivo para essa mulher nessa fase, não só durante o parto mas em toda a gestação.

É importante saber que a Doula não faz o parto, não substitui nenhum profissional da área da saúde. Não faz exames e nem procedimentos médicos, também não opina e nem questiona qualquer procedimento da equipe médica. A Doula não substitui ninguém na sala de parto, muito menos o pai. Cada um tem o seu papel, o dela é prestar apoio físico e emocional para a mulher durante todo o momento que ela precisar nesta fase.

 Durante a gestação ela presta consultas ao casal, informando e orientando sobre os tipos de parto, os procedimentos médicos, o que acontece ou pode acontecer antes, durante e após o parto.

 Durante o trabalho de parto ela apoia emocionalmente a mãe, fica ao seu lado. Mostra posições mais confortáveis, métodos naturais de relaxamento como banhos e massagens para aliviar as dores.  Orienta o pai dando sugestões de como apoiar a mulher nesse momento.

No pós-parto ela faz visitas à mulher dando apoio e orientando sobre os cuidados com o recém-nascido, e também sobre a amamentação.

 Caso tenha o desejo de contratar uma Doula para o seu parto, é importante marcar uma visita com antecedência, conversar com ela e ver se você gosta e se sente bem com ela. Há Doulas que fazem o acompanhamento da gestação ao pós-parto, como tem as que fazem um trabalho focado para cada fase.

 Estudos mostram que a atuação da Doula ajuda a diminuir o tempo de duração do trabalho de parto, os índices de cesárea, os pedidos de analgesia, o uso de ocitocina e fórceps. É um trabalho reconhecido e estimulado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer” Michel Odent.

 Venha conferir o vídeo, nele eu passo mais detalhes :)

Gostou do post? Caso você queira me conhecer um pouco mais ou do meu estúdio, confere os links abaixo :)

Facebook: fb.com/dosanjosfotografia
Instagram: @dosanjosfotografia
Site do estúdio: www.dosanjos.fot.br

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também