Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Gazeta (1)
Dayane Dos Anjos
Dayane Dos Anjos

Manual do Recém-Nascido

Um papo de mãe para mãe

Como aumentar a produção de leite materno

Saiba mais sobre mitos e verdade sobre a produção de leite materno!

Produção de Leite Materno

Durante a gestação seu corpo já se prepara para a amamentação. Você percebe o aumento de tamanho dos seios, eles ficam mais sensíveis, a cor da auréola escurece, a pele em volta do bico muda, e tudo vai se preparando para a chegada do bebê.

Mas enquanto o bebê não nasce, o leite não é liberado. É como se tivesse um plug USB, onde o útero se comunica com o cérebro da mulher, quando a placenta se desconectar, o cérebro receberá a informação de que o bebê nasceu e a produção de leite deve ser iniciada.

Então é liberado um hormônio chamado PROLACTINA que age nos ALVÈOLOS mamários, que começam seu trabalho. Os Alvéolos são como cachos de uva, onde o leite é produzido, e segue através dos Dúctos até os Lóbulos, que são pequenos reservatórios de leite, que ficam atrás da auréola da mãe e o leite é liberado para o bebê, através dos Poros Mamilares, que são aqueles “furinhos” do bico .

Se seus seios são grandes ou pequenos, se seu bico é protuso ou invertido, não fará diferença nenhuma na sua produção de leite. Mas se você sentir dificuldades na pega, ou dor ao amamentar, saiba que a pega precisa ser corrigida. Não é normal sentir dor.

Sempre que o bebê mama, se ele não esgota o seio da mãe, aquele leite que sobra o corpo entende que produziu demais, então vai diminuir a produção. Se o bebê mama todo o leite até final e continua sugando pedindo mais, o corpo vai entender que precisa aumentar a produção.

O leite  nunca acaba. O peito não é um estoque e sim uma fábrica de leite. Enquanto estiver bebê mamando vai produzir leite. Talvez até você não consiga ver ou tirar, até porque ninguém é mais eficaz na extração de leite do que o seu bebê. Tem mulheres que não sentem seus seios encherem, aumentarem de tamanho, ou vazar, mas amamentam normalmente.

Então para aumentar a sua produção de leite, o que você precisa fazer é deixar o bebê sugar. Enquanto o bebê estiver mamando, vai estar sendo produzido leite. Deixe ele sugar, por mais que você ache que seu peito está murcho, pode ser que ele precise de mais tempo, tenha paciência. Logo seu corpo vai entender que  precisa aumentar a produção.

Bebês não fazem o peito da mãe de chupeta. Qualquer bico artificial pode atrapalhar a amamentação. Pratique a livre demanda, é o melhor para você e seu bebê. No seu leite há proteínas, nutrientes que seu filho precisa e mais do que isso: há amor, colo, proteção, e carinho.

Conto nesse vídeo um pouco mais da minha experiência com a produção de leite e um pouco sobre mitos e verdades:

Gostou do post? Caso você queira me conhecer um pouco mais ou do meu estúdio, confere os links abaixo :)

Facebook: fb.com/dosanjosfotografia
Instagram: @dosanjosfotografia
Site do estúdio: www.dosanjos.fot.br

 

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também