Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Gazeta (1)
Dayane Dos Anjos
Dayane Dos Anjos

Manual do Recém-Nascido

Um papo de mãe para mãe

A verdade sobre a chupeta!

Chupeta, mamadeira e qualquer bico artificial podem atrapalhar e muito a amamentação. Confira nesse post!

3

Você já pensou se vai ou não oferecer a chupeta para o seu bebê?

Se ainda não pensou (ou mesmo que já tenha oferecido), eu te convido a assistir o vídeo logo abaixo. Ainda dá tempo e vale muito a pena. No vídeo procuro explicar os motivos pelos quais a chupeta não é tão legal assim .

Eu sei que pode parecer até estranho, chupetas e mamadeiras fazem parte do cotidiano dos bebês, certo? Não deveria, na minha opinião. É claro, na nossa cultura bebês e chupetas andam juntos, mas já está na hora de mudarmos isso.

Chupeta, mamadeira e qualquer bico artificial podem atrapalhar e muito a amamentação, que para mim é algo muito importante, assim como para qualquer mãe que tenha esse sonho. Às vezes a gente nem sabe, mas acabamos dando um tiro no pé ao trazer para dentro de casa aquele objeto aparentemente tão indefeso.

Qualquer bico artificial pode causar confusão de bico. O padrão de sucção no peito é completamente diferente da feita em bico artificial. O bebê aprende a sugar de maneira errada na chupeta, por exemplo, e repete no seio.

Assim não extrai leite o suficiente, não fica saciado, fica irritado, agitado. E por outro lado ele não esgota o seio da mãe, o corpo dela entende que está produzindo leite em excesso e diminui a produção. Assim começa a bola de neve e o fim fica próximo: o desmame precoce.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês sejam alimentados exclusivamente por leite materno nos primeiros 6 meses de vida, e continuado até os dois anos ou mais, com introdução de alimentos sólidos. Ou seja, qualquer desmame antes de 2 anos é considerado precoce.

O meu objetivo aqui é mostrar um outro lado da chupeta que normalmente não conhecemos, e inocentemente oferecemos para os nossos bebês, achando que estamos fazendo bem para eles.

Mas se mesmo assim você decidir oferecer chupeta para o seu bebê, tudo bem, o importante aqui é a informação, é fazer com que as pessoas tenham condição de escolher por si só, não por recomendações equivocadas, ou por questões culturais.

Informação muda o mundo. Ainda mais quando falamos de bebês.

Vem ver o vídeo, você vai gostar :)

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também