Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Crédito Bigstock.
Crédito Bigstock.
Comportamento

Infidelidade online: por que ocorre e como evitar mal entendidos

Nos Estados Unidos, 80% das traições começam na internet; “Facebook” é a palavra mais comum nos processos de divórcio

O uso de internet e das redes sociais mudou a maneira de nos relacionarmos com as pessoas, e isso vale para as mais diversas circunstâncias, inclusive as indiscretas. Recentemente o site norte-americano Divorce Online, especializado em informações sobre separações, fez um levantamento e mostrou que a palavra mais comum nos processos de divórcio nos Estados Unidos é Facebook e que mais de 80% das infidelidades começam na internet.

Mesmo pessoas fiéis, sem nenhuma intenção de trair seu parceiro, podem acabar se envolvendo em situações comprometedoras se não forem prudentes no comportamento online

Como lembra a análise feita pelo site espanhol Hacer Familia, desde a chegada das redes sociais, o modo de se fazer contatos e amizades foi facilitado ao ponto de bastar um clique. Protegidos por trás do monitor, é possível começar a flertar por mera curiosidade ou motivado por algum aborrecimento. Depois, o que havia começado como algo inocente acaba se convertendo num novo relacionamento. A publicação menciona uma pesquisa do Instituto Gallup, segundo a qual cerca de 50% das pessoas que admitem ser infiéis dão início à traição de seus parceiros em contatos via internet.

A importância de ser transparente nas relações a dois

Motivos

O texto de Hacer Familia vai atrás dos motivos que levam alguém a se engajar numa relação pela internet. Por que alguém que já está comprometido com outra pessoa precisa conquistar e ser conquistado? Essas são algumas das razões apontadas como as mais comuns:

  • A novidade do proibido: essas situações, fora da vida cotidiana, geram uma grande quantidade de adrenalina, o que faz com que as pessoas tenham emoções muito intensas, como nas situações que vivem durante a etapa do namoro.
  • Imaginação e fantasia: a pessoa que está sendo infiel cria com sua imaginação um parceiro ou parceira irreal, formada por aquelas qualidades que a agradam e que tornam a pessoa imaginada muito mais atraente do que esta seria na vida real.
  • Suposta facilidade de compreensão: dividir os problemas, mau humor e responsabilidades da vida diária se torna muito fácil quando só se tem contato com a parceira ou o parceiro virtual, já que a distância e o texto permitem manter aparências impossíveis de serem disfarçadas numa conversa pessoal.

Evite mal entendidos que levam a algo pior

Mesmo pessoas fiéis, sem nenhuma intenção de trair seu parceiro, podem acabar se envolvendo em situações comprometedoras se não forem prudentes no comportamento online. Confira algumas dicas que ajudam a evitar mal entendidos ou algo pior:

  • Pense antes de publicar: não se deixe levar por impulsos. Qualquer frase dita na internet pode ser interpretada de mais de uma forma e gerar as mais diferentes reações, desde ciúmes até esperanças.
  • Cautela com ex-namoradas ou ex-namorados: antes de adicionar como contato nas redes sociais alguém com quem teve um relacionamento amoroso no passado, pense bem nas consequências que isso pode ter para o seu atual relacionamento. É claro que é possível manter uma amizade virtual com alguém do passado, sem ter recaídas ou agir de forma inapropriada, mas é preciso muita maturidade emocional para optar por um vínculo desse tipo. É preciso sempre colocar na balança se vale a pena correr o risco de atrair mais problemas do que benefícios.
  • Não adicione qualquer um: muitos usuários têm o costume de aceitar qualquer solicitação de amizade que recebem, sem usar nenhum critério de discernimento. Antes de aceitar o pedido, lembre-se de que você está permitindo que gente desconhecida tenha total acesso a toda sua informação pessoal.
  • Deixe claro seu status de relacionamento: se está namorando ou é casado, não omita essa informação. Não é nada benéfico para a relação de um casal dar a entender aos outros que está ou pode estar solteiro. Isso dá brechas para cantadas e flertes que podem se tornar bastante inconvenientes.

***

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também