Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
math-1500720__340
foto_esthercristinapereira
Esther Cristina Pereira

Educação, Família e Escola

Reflexões sobre educação e a relação escola-família

Festividades anuais podem auxiliar na educação dos filhos

Dia das Crianças é um bom momento para incentivar desapegos e amadurecimento dos pequenos

As datas festivas do nosso calendário podem, e devem, ser usadas para lidar com situações reais na educação dos filhos. O Dia das Crianças, por exemplo, é um momento oportuno para fazer algumas trocas e incentivar o amadurecimento dos pequenos. É comum nessa época do ano, pais que oferecem recompensas aos filhos ao se desapegarem da mamadeira, chupeta ou fraldas.

Essas ações são muito saudáveis para o desenvolvimento da criança e podem, inclusive, serem trabalhadas na escola, pois auxiliam no processo de autonomia e tomada de decisões. Ao entregarem o objeto para as professoras, os pequenos se sentem confiantes e maduros. Eles apreciam esse sentimento de ser capaz de tomar uma decisão.

Em casa, as famílias podem ajudar mostrando-se fortes perante os momentos de sofrimento que ocorrerão logo após a entrega dos objetos. É importante ressaltar que os especialistas afirmam que a retirada desses apegos emocionais deve acontecer até os três ou quatro anos. Nessa fase, as crianças irão se questionar sobre o motivo do uso desses amuletos e qual a real precisão deles.

Você deve estar se perguntando como trabalhar isso em casa ou como negociar a perda da chupeta, por exemplo. Posso lhe dizer que o diálogo é determinante nesse processo. Ressalto ainda que essa troca ou desapego não pode ocorrer de forma abrupta ou feita sem preparo e entendimento. Nossos filhos são seres humanos em formação. Vale lembrar que os pais são sabedores do que é melhor para a educação e futuro de nossas crianças.

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também