Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
math-1500720__340
foto_esthercristinapereira
Esther Cristina Pereira

Educação, Família e Escola

Reflexões sobre educação e a relação escola-família

Férias com as crianças

Chegaram as férias de julho e a criançada está animada para descansar e curtir com a família

As férias de julho chegaram e as crianças estão com toda a disposição do mundo para fazer passeios e programas legais com a família. No entanto, esse período exige organização e atenção dos pais.

É normal que essa época de recesso escolar seja aguardada com ansiedade pelas crianças. Contudo, alguns pais não conseguem programar uma viagem ou tirar licença do trabalho nesse período. Para estes casos específicos, existem as colônias de férias, que são oferecidas por algumas escolas e clubes e acabam se tornando uma salvação para a família.

Ao optar por deixar seu filho na colônia de férias, sempre vale observar o custo, quais as atividades que serão desenvolvidas e também quem são os profissionais que atuam nesses espaços, afinal a segurança é fundamental – principalmente se a criança for pequenina.

Para aqueles pais que conseguem uma licença do trabalho e podem curtir as férias com a criançada, tenho um conselho: façam um planejamento de como serão as semanas de descanso da família.

Férias significa leveza nas regras e, muitas vezes, mudança de hábitos. Recesso escolar é uma temporada diferente e divertida e isso pode fazer com que a criança mude seu comportamento. Ela descansará mais e automaticamente haverá alterações na rotina de sono e alimentação.

Para crianças acima de 5 anos, é possível explicar que férias é um período mais livre e solto, mas que isso não significa que podemos fazer tudo o que quisermos ou que nossas regras e condutas mudarão. Os pais ou responsáveis podem fazer um combinado diário das atividades que serão exercidas, bem como o que pode e o que não é permitido.

Na região Sul do Brasil, julho normalmente é um mês com temperaturas baixas e muitas chuvas. Por isso os pequenos precisam realizar atividades motoras que movimentem o corpo ao mesmo tempo em que descansam a mente.

E família, lembrem-se sempre que pensar em férias não é pensar apenas em viagens! É possível visitar um museu, um parque ou mesmo levar as crianças ao teatro. São atividades práticas que podem ser transformadas em um belo programa, basta ter criatividade e paciência. Então, divirtam-se, aproveitem esse momento de lazer e curtam muito seus filhos. Todos os momentos compartilhados com eles se tornarão memórias únicas que serão lembradas por toda a vida.

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também