Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
math-1500720__340
foto_esthercristinapereira
Esther Cristina Pereira

Educação, Família e Escola

Reflexões sobre educação e a relação escola-família

Como lidar com o momento do filho ir para a escola

Adaptação escolar deixa os pais mais seguros no início da vida escolar do filho

Começar 2018 sabendo que seu filho ingressará na vida escolar é uma grande preocupação para a maioria dos pais. São muitas as dúvidas e questionamentos. Por isso, ao escolher a escola que os filhos irão frequentar, os pais devem ter clareza quanto às convicções, crenças e expectativas que têm em relação a educação dos pequenos.

Independentemente da idade, esse início do processo de socialização e aprendizagem da criança pode gerar alguns conflitos na família. Quando digo família, refiro-me a todas as pessoas que compõe a vida deste pequeno ser humano: pais, avós, tios, padrinhos e outras pessoas que, de alguma maneira, fazem intervenções em sua vida.

O essencial nesse momento é que a família perceba que a escola será uma grande parceira no desenvolvimento educacional e social da criança. Cabe a instituição de ensino se debruçar em procedimentos que auxiliem a família e tornem a vida escolar do aluno agradável durante esse processo de adaptação. Desse modo, não haverá traumas e sim um galgar diário de situações a serem vividas e acrescidas no desenvolvimento social e pedagógico desse estudante.

Todo esse movimento que a instituição escolar faz para que a criança esteja bem emocionalmente é o que trará resultados pedagógicos positivos no futuro. O papel da família nessa etapa é colocar-se a disposição das demandas da escola. Como escola entendemos que essas demandas e pedidos iniciais da instituição podem criar alguns dissabores para os pais. No entanto, gradativamente, a família vai se acostumando com essas situações novas.

O diálogo entre essas duas instituições – família e escola – é o que irá auxiliar a criança nesse processo de adaptação escolar. Na Escola Atuação, procuramos isentar os pais de novos alunos de uma possível preocupação preparando uma semana de adaptação da criança nesse novo ambiente.

O ingresso na vida escolar deve ser tratado de forma normal, tanto pela família quanto pela escola. É uma etapa importante, necessária e fundamental para o crescimento da criança. É nesse espaço que ela irá brincar, estudar e desenvolver habilidades e sentimentos como empatia e afeto.

Por

Comentários

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Leia também