Chegamos ao início de mais um ano letivo
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Estamos no início de mais um ano letivo. Durante as férias, todos os personagens envolvidos neste novo ano escolar aproveitaram para se preparar – a escola e os profissionais que nela trabalham deixaram tudo pronto para receber os alunos e fazer deste espaço social de formação e aprendizagem um lugar lúdico e agradável. Já os jovens e suas famílias organizaram a rotina, materiais e uniformes, planejando a tão esperada volta às aulas.

Mas iniciar um ano letivo requer também muita paciência e resiliência. Afinal, com este novo começo é preciso lidar com uma série de expectativas, projetos e anseios de todos os lados. Por isso, mais do que nunca, a parceria família e escola é essencial. Ao mesmo tempo em que bate aquela tristeza pela fim dos dias de descanso, o friozinho na barriga e a ansiedade tomam conta dos estudantes.  Depois de toda a diversão das férias, voltar para a escola pode ser difícil, já que neste período os pais costumam dar uma folga nas regras e nos limites, desde a questão da alimentação até os horários de dormir. E a escola vem no sentido contrário, gerando aborrecimentos se a criança não for devidamente preparada para tal.

Para que o aluno se adapte novamente ao ritmo e à rotina de estudos, é preciso despertar nele o prazer em ir para a escola. Nesse processo, o papel da família e da própria instituição é fundamental. É importante, desde o primeiro dia de aula, que as coisas sejam organizadas de maneira que a criança tenha ritmo e comprometimento com os estudos  – além disso, impor este tipo de disciplina gera uma responsabilidade que a criança leva para a vida adulta. Pensando nisso, separei algumas dicas básicas que podem ser úteis nesta caminhada:

– Organize o horário de sono da criança, deixando-a dormir e acordar um pouco mais cedo. Assim, aos poucos, ela volta a se acostumar com o horário da escola.

– Converse com o aluno, principalmente com os menores. Explique que os colegas e professores estarão esperando por ele.

– Fazer um passeio pela escola também é eficaz. Rever o espaço e os professores faz com que a saudade fale mais alto.

– Junto com a criança, separe o uniforme, organize os materiais, arrume a mochila, o estojo, estimulando e reforçando a volta para a escola.

– Converse com a criança sobre algo que ela tenha feito durante as férias que seja bacana de compartilhar com os amigos. Fotos de viagem, lembranças de algum lugar que visitaram. Assim, ela fica entusiasmada para voltar e dividir com os colegas algo significativo.

– Entre no site da escola para ler os informativos e se preparar para a volta da rotina escolar.

– A insegurança dos pais em deixar os pequenos filhos na escola é absolutamente normal, assim como também é normal à criança chorar, segurar no pescoço de quem estiver com ela no momento da separação. Se desligar da família é sempre uma situação difícil, permeada de muitas emoções. Muitas vezes, a insegurança está nos pais e não na criança. A segurança deve partir sempre dos pais – se eles estiverem decididos e confiantes na escola escolhida, a adaptação ou readaptação acontecerá de forma muito mais rápida e tranquila.

– Em caso de choro ou negação, os pais precisam se impor. A família deve continuar levando a criança para a escola da mesma forma. Vai doer, mas vendo os pais seguros e confiantes, o pequeno vai se sentir à vontade para criar novos vínculos, brincar, se divertir e aprender.

Aí, fica por conta da escola, nos primeiros dias de aula, desenvolver atividades lúdicas e que promovam o reencontro da forma mais agradável possível, reforçando os laços de amizade e despertando no aluno o prazer em ir para as aulas.

Paciência, resiliência e confiança.  São as palavras-chaves para que o ano transcorra da melhor forma possível.

 

 

 

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