Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Curiosidades

Conheça o verdadeiro rosto do Papai Noel

Pesquisadores reconstituíram o rosto de São Nicolau, o bispo do século IV que deu origem à figura do Papai Noel, a partir do seu crânio.

A antropologia forense moderna desenvolveu várias ferramentas que ajudam a descobrir a aparência de uma pessoa a partir dos restos de seu esqueleto. Essas técnicas foram elaboradas primeiro para auxiliar a identificar vítimas de crimes, mas podem ser usadas também para reconstruir o rosto de personagens históricos.

Um dos personagens históricos que teve seu rosto reconstruído em computação gráfica a partir de técnicas assim foi São Nicolau de Myra, um bispo do século IV cuja história deu origem à figura do Papai Noel. Os seus restos mortais estão na cripta de uma basílica em Bari, no sul da Itália, desde o século XI.

Na década de 1950, sua tumba foi restaurada e os seus ossos foram temporariamente removidos dali. Aproveitando a ocasião, o Vaticano pediu ao professor de anatomia Luigi Martino que estudasse a ossada. Martino registrou pormenorizadamente as medidas do crânio e dos ossos de Nicolau na ocasião.

15 frases para escrever no cartão de Natal

Em 2004, o professor de patologia forense Francesco Introna e a especialista em antropologia facial Caroline Wilkinson resolveram usar os dados coletados por Martino para reconstruir a face do santo. Dez anos depois, Wilkinson e Mark Roughley atualizaram o resultado obtido com técnicas mais recentes e mais precisas de pesquisa anatômica e computação gráfica.

A reconstituição do rosto de São Nicolau. Imagem: Liverpool John Moores University
A reconstituição do rosto de São Nicolau. Imagem: Liverpool John Moores University

Os pesquisadores inferiram o tamanho e a forma dos músculos faciais – que são mais de vinte – a partir do formato do crânio. “Os músculos se conectam ao crânio no mesmo lugar em todas as pessoas, mas como os crânios variam de forma, o resultado é um rosto diferente para cada um”, explica Wilkinson.

As tangentes de diferentes partes da cavidade nasal determinam o comprimento do nariz. No caso de São Nicolau, o trabalho foi mais difícil, pois o nariz estava fraturado. É provável que o bispo tenha sofrido a fratura no período em que ficou preso, durante a perseguição aos cristãos perpetrada pelo imperador romano Diocleciano.

O resultado foi o rosto de um homem de cerca de 60 anos, com mandíbula proeminente e quadrada, cabeça bem redonda e um nariz assimétrico. A pele é em tons de oliva e os olhos castanhos, como é típico do Mediterrâneo. Nicolau media 1,68 m de altura.

O rosto reconstituído, em seus traços gerais, não ficou longe de representações do santo na iconografia oriental, mas destoa bastante de como imaginamos atualmente o Papai Noel, com seus olhos claros e suas bochechas rosadas.

O rosto reconstituído, ao lado de dois ícones do santo, um do século XVII (à esquerda) e outro do século XIII (à direita).
O rosto reconstituído, ao lado de dois ícones do santo, um do século XVII (à esquerda) e outro do século XIII (à direita).

****
Com informações de St. Nicholas Center.

****

Recomendamos também:

A história de São Nicolau, o bispo que “virou” o Papai Noel

Sete tradições natalinas de outros países que você precisa conhecer

Sete cidades do mundo onde passar um Natal inesquecível

****

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também