Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

Chegar sempre atrasado diz mais sobre a sua personalidade do que você imagina

Se você costuma se atrasar, vai se identificar com o conceito de “falácia do planejamento”.

Sabe aquele seu colega que sempre chega atrasado? Bem, a ciência diz que ele não é exatamente mal-educado: o problema tem mais a ver a com a psicologia do que com bons modos. Da mesma forma, chegar sempre pontualmente é uma característica reveladora da personalidade.

Em uma entrevista recente à BBC, o psicólogo social e escritor britânico Oliver Burkman afirmou que os que chegam tarde são pessoas controladoras. “Querem estar no controle da situação, ser o centro das atenções ao chegar”, disse. Mas calma lá: “Longe de ser um sinal de arrogância e despotismo, leve em consideração que há pessoas acostumadas a ter suas vontades realizadas desde pequenas. Devemos ser mais empáticos”, alerta Burkman.

Como usar o seu tempo de maneira mais sábia

Mas outros estudos científicos citam outros motivos, como a falácia do planejamento. Uma pesquisa do Departamento de Sociologia da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, afirma que as pessoas que sempre chegam tarde são otimistas demais com o tempo que têm para realizar uma tarefa.

Nesse sentido, Diana DeLonzor, especialista em administração de tempo, disse ao jornal The New York Times que há dois tipos de pessoas que estão sempre atrasadas: os acelerados, aquelas pessoas que gostam da adrenalina de deixar tudo para a última hora; e os produtores, aqueles otimistas que acreditam poder fazer muito mais do que realmente podem em certo prazo. Além disso, segundo a especialista, as pessoas que chegam tarde também compartilham algumas características: são positivas e criativas, mas também pouco realistas.

Para DeLonzor, quem sempre chega na hora simplesmente tem mais autocontrole e melhor percepção do tempo. “São mais cautelosos e frequentemente se imaginam nos piores cenários, por isso precisam de tempo suficiente para solucionar os problemas que possam aparecer”, diz ela. Devido a isso, essas pessoas tendem a procrastinar menos.

Procrastinar: o hábito de deixar tudo para depois que pode te levar ao fracasso

Burkman vai na mesma linha: “Às vezes, chegar muito cedo demonstra uma preocupação excessiva e uma vontade de querer agradar os demais”, diz. Ele lembra que as pessoas que chegam excessivamente cedo a um encontro muitas vezes se irritam por ter de esperar muito, mas recomenda “não culpar os demais por você ter chegado meia hora antes do combinado”.

Especialistas em recursos humanos concordam que pontualidade é um fator importante na esfera profissional e custa dinheiro às empresas, embora alguns estudos sobre produtividade falem dos benefícios que as companhias podem ter com uma maior flexibilidade.

Dicas

Se chegar tarde o preocupa ou você está cansado de ouvir reclamações no trabalho ou em seu grupo de amigos, aqui estão quatro dicas de DeLonzor para tentar ser pontual.

  1. Tenha uma estratégia: proponha-se a trabalhar em uma tarefa um pouquinho todos os dias, em vez de tudo em um dia só.
  2. Calcule o tempo que suas atividades demandam – calcule, não estime. Assim você será mais realista em relação ao tempo que leva para realizá-las.
  3. Chegue antes, não na hora: se você planejar chegar exatamente na hora, provavelmente chegará tarde – então, tente chegar com antecedência.

4. Aproveite a espera: não é tão ruim – leve uma revista ou livro e leia algo ou faça outra coisa que você goste.

 

Com informações da BBC.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também