Espanha vive o fim de semana mais pró-vida do ano
| Foto:
Derecho a Vivir/Divulgação

O último sábado (06/04) foi marcado por intensas manifestações pró-vida na Espanha. O Dia Internacional da Vida – que na América Latina foi lembrado no dia 25 de março – contou com atos públicos em pelo menos 29 cidades espanholas e ganhou destaque na imprensa local.

O jornal La Razón mostrou que, a cada ano, ocorrem cerca de 100 mil abortos no país, uma média de quase 300 bebês mortos diariamente pela prática. O texto também fala do negócio milionário que se tornou a cultura abortiva, motivada principalmente pelas clínicas especializadas, movimentando em torno de 50 milhões de euros no país.

O El País também falou das manifestações, destacando a cobrança que os grupos pró-vida vem fazendo ao governo de Mariano Rajoy, eleito em 2011 com a promessa de revogar a atual lei do aborto no país. A proposta está parada no Ministério da Justiça que, segundo os manifestantes, estaria trabalhando com extrema morosidade.

Segundo a matéria, uma das 480 entidades que participaram dos protestos chegou a soltar galinhas em frente à sede do ministério, em Madri, para ilustrar o que consideram ser a covardia do ministro Alberto Ruiz-Gallardón que demora em cumprir a promessa e enfrentar as influentes redes de clínicas.

Além da capital espanhola, algumas das cidades onde ocorreram atos públicos foram La Coruña, Bilbao, Pamplona, Sevilla, Zaragoza e Barcelona, onde o evento se concentrou em frente à histórica Catedral da Sagrada Família. A coordenação dos eventos foi feita pela plataforma Sí a la Vida, e na maioria dos locais foram realizadas passeatas, palestras, atividades para crianças e momentos de silêncio como forma de luto pelas vítimas do aborto.

Em várias cidades a data também foi aproveitada para a coleta de assinaturas em favor da One of Us, uma iniciativa cidadã europeia cujo objetivo é obter o compromisso da União Europeia de não financiar ações que pressuponham ou favoreçam a destruição de embriões humanos.

Confira mais imagens das manifestações no slideshow criado pelo jornal La Razón ou no página da organização Derecho a Vivir no Facebook.

*****

Agora você pode curtir a página do Blog da Vida no Facebook.

Deixe sua opinião