Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Ponte de Todos, em Natal. Crédito: Newton Navarro, Wikimedia Commons.
Ponte de Todos, em Natal. Crédito: Newton Navarro, Wikimedia Commons.
Ranking

As 10 melhores cidades do Nordeste para se viver

Constam na lista os municípios nordestinos que apresentaram o melhor desempenho na última edição do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal

A região Nordeste não tem apenas belas praias. Algumas de suas cidades apresentam alto desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), uma das referências mais usadas para medição da qualidade de vida.

Na lista a seguir estão as 10 cidades mais bem colocadas no ranking montado exclusivamente com os dados que compõem o IDHM. Basicamente, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).

A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.

 

1. Fernando de Noronha, PE

Crédito: Blog do Planalto.
Crédito: Blog do Planalto.

O arquipélago formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica aparece no topo da lista dos melhores municípios para se viver no Nordeste, mesmo não sendo uma cidade convencional. Fernando de Noronha, com IDHM de 0,788, tem o status de distrito estadual, ou seja, não há eleições para prefeito, mas sim a indicação de um administrador-geral feita pelo governo do estado.

A Vila dos Remédios, centro comercial da ilha, é onde vive e trabalha a maior parte dos 2,8 mil habitantes do local. Por se tratar de um Parque Nacional, a principal atividade econômica de Noronha é, naturalmente, o turismo. Visitantes do mundo todo visitam a região para conhecer a exuberância de suas matas tropicais, as águas cristalinas de suas praias e, claro, os golfinhos.

 

2. Recife, PE

Crédito: Wikimedia.
Crédito: Wikimedia.

A capital pernambucana aparece na segunda colocação, com IDHM de 0,772. Tem aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e destaca-se como a metrópole mais rica das regiões Nordeste e Norte do país.  Recife alia a vocação de potência econômica local ao grande apelo turístico que possui, em especial por causa de suas praias e construções históricas. No passado, a cidade chegou a estar sob domínio holandês durante 24 anos.

 

3. Aracaju, SE

Crédito: Prefeitura de Aracaju
Crédito: Prefeitura de Aracaju

O nome de origem tupi da capital sergipana significa “cajueiro das araras”, pelo menos segundo uma das explicações mais aceitas. Aracaju ficou com IDHM de 0,770 na última medição do índice, o que a coloca na terceira posição entre as cidades nordestinas e única representante do Sergipe no top 15. O município tem 571.149 mil habitantes, de acordo com dados do Censo do IBGE de 2010.

 

4. São Luís, MA

Crédito: Wikimedia Commons
Crédito: Wikimedia Commons

A capital do Maranhão foi a única cidade brasileira fundada por franceses, depois ocupada por holandeses e só posteriormente colonizada por portugueses. Com pouco mais de um milhão de habitantes, São Luís é famosa pela tradição afro-indígena do bumba-meu-boi, festa direcionada a públicos de todas as idades e que ocorre em vários pontos da cidade, desde as periferias até o centro. O IDHM de São Luís é de 0,768.

 

5. Parnamirim, RN

Crédito: Agência Espacial Brasileira
Crédito: Agência Espacial Brasileira

Pertencente à região metropolitana de Natal, Paranamirim é considerada a cidade mais urbanizada do Rio Grande do Norte. O município que tem IDHM de 0,766 é sede do Centro de Lançamento da Barreira do inferno (CLBI), base que a Força Aérea Brasileira usa para o lançamento de foguetes de pequeno e médio porte, e que é aberto à visitação do público.

 

6. João Pessoa, PB

Praça dos Três Poderes em João Pessoa. Crédito: Wikimedia Commons
Praça dos Três Poderes em João Pessoa. Crédito: Wikimedia Commons

A capital paraibana recebe o apelido de “Porta do Sol” por localizar-se dentro de seu território a Ponta do Seixas, uma estreita faixa de praia de areia branca, que é a região mais oriental das Américas. Economicamente, João Pessoa concentra 30,7% de todas as riquezas produzidas na Paraíba e tem no turismo sua principal fonte de renda e empregos. O IDHM é de 0,763.

 

7. Natal, RN

Ponte de Todos, em Natal. Crédito: Newton Navarro, Wikimedia Commons.
Ponte de Todos, em Natal. Crédito: Wikimedia Commons.

Como é possível deduzir, o nome da cidade faz referência direta à festa cristã em que se comemora o nascimento de Jesus, isso porque a data de fundação da cidade foi justamente um 25 de dezembro. Natal é mundialmente conhecida pelo Parque das Dunas, que foi declarado Patrimônio Ambiental da Humanidade pela Unesco. Em  2013, o site de viagens TripAdvisor elegeu o parque como o 5.º melhor da América do Sul. O IDHM de 0,763 é igual ao de João Pessoa, na Paraíba, mas Natal leva uma pequena desvantagem no item renda.

 

8. Salvador, BA

Centro histórico de Salvador. Crédito: Wikimedia Commons
Centro histórico de Salvador. Crédito: Wikimedia Commons

Centro da cultura afro-brasileira, Salvador é uma das cidades mais influentes do país. De lá vieram ritmos musicais, gastronomia e festas que se espalharam por todo o país. Trata-se do município mais populoso do Nordeste, com 2,9 milhões de habitantes e pussui a segunda área metropolitana da região, atrás apenas de Recife. A importância histórica de Salvador é enorme. Foi a primeira sede da administração colonial portuguesa no Brasil e é umas das cidades mais antigas de todas as Américas. O IDHM é de 0,759.

 

9. Lauro de Freitas, BA

Crédito: Wikimedia Commons
Crédito: Wikimedia Commons

Pertencente à região metropolitana de Salvador, o município tem IDHM de 0,754 e foi emancipado da capital baiana em 1962. A região já foi conhecida como freguesia de Santo Amaro do Ipitanga, onde se estabeleceu uma missão jesuítica. Seu nome atual faz referência a um influente político local dos anos 50, falecido num acidente aéreo.

 

10. Fortaleza, CE

Crédito: Wikimedia
Crédito: Wikimedia

O nome da capital cearense faz referência ao Forte Schoonenborch, edificação militar construída pelos holandeses que ocuparam a região entre 1637 e 1654. A cidade é sede do Banco do Nordeste, o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina. A força econômica de Fortaleza está principalmente no turismo, com foco não somente nas belas praias, mas também no turismo de negócios. O IDHM da cidade é de 0,754, o mesmo de Lauro de Freitas, na Bahia, mas a cidade cearense é superada nos itens renda e longevidade, embora apresente índices mais altos no item educação.

***

Confira também:

As 10 melhores cidades para se viver no Norte do Brasil

As 15 melhores cidades do Paraná para se viver

As 10 melhores grandes cidades do Brasil para se criar os filhos

As 10 melhores pequenas cidades do Brasil para se viver

As 15 melhores cidades para se viver em Santa Catarina

As 15 melhores melhores cidades para se viver no Rio Grande do Sul

As 20 melhores cidades de São Paulo para se viver

As 11 melhores cidades do mundo para se viver

As 15 melhores cidades para se viver no estado do Rio de Janeiro

***

Participe

O que você achou desta matéria? Escreva para nós e dê sua opinião!

Curta nossa página no Facebook e siga o perfil do Sempre Família no Twitter.

130 Comentários
  1. Que critério é esse einh? Parnamirim em 5º lugar ? Uma cidade que só tem uma UPA, e nem funciona direito, o hospital que tem falta tudo, passou até no Fantástico. Mossoró tem uma estrutura muito melhor e maior, possui 3 UPAS funcionando 24 horas, Hospital tem uma estrutura melhor, Postos de Saúde tem em todos os Bairros, e Parnamirim tem que andar muito pra achar uma apenas.

  2. Boa noite, sou Sociólogo e Teólogo, moro em Curitiba a mais de 35 anos, mas sou natural de Niterói RJ, bem acredito que muitos ja ouviram falar de Curitiba, cidade modelo, bla bla bla, na verdade no Brasil em que vivemos existem muitas desigualdades sociais, como um colega citou ai no fórum, que para ter uma melhor qualidade de vida no Brasil tem que ter um certo poder aquisitivo, concordo em parte com ele, eu fiz a algum tempo atrás uma pesquisa empírica e verifiquei que Aracaju seria um ótimo lugar para se morar, mas meu caso que ganho 5 mil reais foge um pouco da realidade de outros cidadãos, na verdade aqui no nosso pais, sua qualidade de vida vai esta diretamente liga a seu poder de compra, todas as cidades do Brasil terão seus pros e contras, abraço a todos

  3. Fico meio triste em saber que o pessoal de São Luís acha que viver lá é ruim. Não é, o que acontece é que a cidade precisa de melhor organização. Moro atualmente em Recife e o preço de alugueis de apartamento ou em geral é muito alto, com 350mil vc compra um apartamento do tamanho de um ovo na Imbiribeira(não recomendado para praticidade no dia), coisa que seriam dois apartamentos no Calhau ou uma casa enorme no Araçagi (São luís). Recife é lindo, organizado muitas oportunidades de carreiras caso você seja filho de algum rico pra poder se manter aqui. nem tudo são flores pra quem é de São Luís, mas deveriam dar valor à PAZ E TRANQUILIDADE SIM que existe por aí, com casas ou apts baratos e grandes. É verdade que os pobres são separados dos ricos, mas por exemplo: se você se formar em algum curso e consolidar uma carreira já seria possível um apartamento no Calhau. Aqui em Recife você só vive em boa viagem se for um milionário ou muiiiiiiiita persistência e um curso de medicina ou engenharia pra se manter alí. Detalhe, vim pra estudar odontologia na UFPE mas já quero voltar, o dinheiro que juntei todo esse tempo é pra comprar um ap na ilha, Recife só quando eu for podre de rico mesmo.

  4. Fala galera!

    Sou de Salvador, porém dentre as capitais do nordeste brasileiro, ela ñ figura entre as primeiras no IDHM. Capitais como Maceió e Aracaju, são de níveis bons, para quem tem interesse em qualidade de vida, beleza natural, riqueza cultural. Ñ sei quanto a renda e saúde dessas cidades.
    Digo a vcs q dentre uns cinco anos, Salvador figura entre as cinco primeiras capitais do Nordeste. Está havendo um ótimo trabalho da prefeitura, sendo um dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil. E em pleno caos político nacional.
    Fico feliz com a evolução das nossas cidades, somos uma terra abençoada e nosso povo merece algo grandioso.
    Abraço a todos!

  5. Vou falar pra vcs !! Qualquer lugar no nordeste na minha humilde opinião deve ser melhor do que RJ.Isso aqui acabou falta tudo,se vcs reclamam de violência onde vcs vivem aqui no RJ assalto é de fuzil,saúde pífia e olha que sou servidor público e tenho plano de saúde !! Quem tem vontade de vir para o RJ desistam pq eu já desisti e vou começar a ver alguns concurso por Natal e joão Pessoa,que aliás, isso sim ,é ligares para se viverem!!

  6. Prezados amigos,morei por 40 anos em Maceió,hoje moro em João Pessoa e acabei gostando desta cidade,em relação as praias não existe no nordeste praias iguais,em relação a segurança a cidade de Maceió é líder de longe, só quem não conhece que o atual governador o filho do senador Renan Calheiros marcará todos os crimes colocando a vítima de assassinatos no camburão com a pulseira do HGE,indicando no IML que o mesmo foi vítima de problema clínico e não homicídio.Isso é corriqueiro na polícia civil em Alagoas

  7. Essa lista é brincadeira né? Recife, São Luís do Maranhão e Fortaleza entre as dez melhores cidades pra se morar só pode ser uma galhofa, todo mundo sabe que são umas das cidades mais perigosas do Brasil, que tem números altíssimos de assassinatos e roubos. E Fernando de Noronha pode ser lindo, mas só é esse paraíso todo porque o número permitido para se morar na cidade é restrito, além das taxas que tem que pagar pra viver lá, se não seria outra cidade no estilo de Fortaleza e Recife

  8. Sou recifense e conheço quase todas as capitais nordestinas. Vi nelas muitas semelhanças com Recife. Amei conhecer todas, as que moraria seria Natal e João Pessoa. Todas tem suas qualidades e defeitos, recebi muita informação negativa de Fortaleza e Salvador, ambas quando visitei foi muito tranquilo. Voltaria fácil.

  9. Fortaleza-Ce devia figurar nas melhores Cidades do Brasil para MORRER, já que é a cidade mais violenta do Brasil! O sistema de Saúde é caôtico a ponto de deixar filme de terror com inveja, o trânsito é uma lástima, os motoristas são extremamente mal educados, aliás no geral a população tb é e joga lixo em todo canto, como se a cidade fosse uma lixeira; tente andar no centro pra ver a imundiçe que é. Fortaleza é bom pra quem tem muito dinheiro e vem passar férias, onde pode explorar as praias paradisíacas que tem ao redor nos interiores, de resto é uma das piores cidades para viver para quem não é rico.

  10. Em Noronha nao é qualquer um que pode morar, pois tem a taxa de permanencia que não é barata e é obrigatório o pagamento dessa taxa.
    João Pessoa e uma cidade que vive a base de servidor publico, náo existe turismo na cidade, ainda esta longe de se ter turismo aqui, são um bando de aprendizes. Quem quiser morar em João Pessoa ó venha se voce for , caso contrario desista. A cidade não oferece nada para alavancar a economia da cidade. Isso sem levar em consideração que as pessaos sao interesseiras, mal educadas e não sabem acolher ninguem.

  11. Olá.
    Gostaria de orientações sobre melhor lugar para se morar e trabalhar, mas trabalho relativo a obras, pois trabalho com máquinas pesadas em escavação, terraplenagem etc.
    Desejo saber a respeito de natal, joão pessoa, talvez aracajú. Não pode ser fortaleza nem nenhuma cidade do ceará, pois moro em fortaleza a seis anos, e a cidade é suja, cheia de assaltos, assassinatos, saúde orrivel, praias contaminadas com esgoto, principalmente as que estão na capital fortaleza, sem contar que é uma cidade que não tem nada, tudo vem de outros estados, e o custo de vida não é muito barato, e o povo é muito complicado de se negociar.
    Alguém poderia me ajudar?

  12. Sou de São Paulo mas não aguento esse frio horrorozo, AMO o calor, sol, praia, tenho muita vontade de ir embora para o Nordeste, tipo Salvador, Fortaleza, Paraíba, Natal, entre outras, ja morei em Fortaleza mas muito pouco tempo, mas gostaria de ir pra trabalhar e seguir minha vida pra lá, mas de preferência com algum emprego encaminhado e ja um lugar certo pra morar, caso alguém saiba de algo, por favor me avisem!!!

  13. Conheço a maioria das capitais do nordeste e posso dizer que João Pessoa é a melhor. Sou de Floripa/SC e adoro viajar. Como afirmando anteriormente, a capital da Paraíba tem preços honestos, motoristas educados, pessoas acolhedoras, praias lindíssimas como Coqueirinho e Tambaba. Centro histórico com igrejas seculares como a de São Francisco. Uma orla magnífica – Praia de Cabo Branco – para fazer caminhadas e andar de bike em qualquer estação. Faço loas a Jampa. “Quem te conhece não esquece jamais”. Depois Maceió ficaria próximo da praia do Gunga . Em terceiro Natal, gostei do calcadão da praia do Morro do Careca, encantou-me a bacia, lagoa, que fica próxima do Forte dos Reis Magos . Já, no centro, próximo ao Shopping é perigoso. Quarto lugar Fortaleza, na avenida beira-mar, ah melhor, prefiro Jericoacara por ser mais segura e bela. Depois Recife, melhor, prefiro Porto de Galinhas que fica a 80km é calma e encantadora. No nordeste, ainda, ficaria em Morro de São Paulo/BA. Ali é uma ilha de segurança e lazer literalmente.

    • Moro em Maceió. Falo sem o coração porque sou Gaúcho e vim morar aqui por motivos de trabalho. As pessoas se iludem muito comparando o lugar para fazer turismo e se tratando de fixar residencia. É diferente, muito diferente. Se você gosta de natureza, praias paradisíacas indubitavelmente Maceió deixa todas no chinelo, exceto Noronha. Mas se pensa em morar, ter uma boa mobilidade urbana, escolas, eventos culturais para desfrutar eu já não indicaria Maceió. João Pessoa na minha opinião estaria mais na frente, digamos que seria quase uma estrutura do sul no nordeste mas com praias um pouco mais modestas. Espero ter ajudado..

      • Desculpa , esqueci! A questão da segurança isso vai depender de onde você iria morar. Regiões turísticas são bem monitoradas agora o resto é Brasil, infelizmente!

      • Santo Cesar me desculpa mas João Pessoa esta a léguas de distância de ser quase uma estrutura sul.Posso dizer isso sem medo de errar pois moro na cidade e não sou daqui.
        João Pessoa só presta para voce terminar um roteiro de viagem pelo nordeste, pois a cidade nao te oferece nada diferente das outras cidades do nordeste.

  14. Uma cidade que está entre as 20 mais violentas do Mundo,dispensa avaliação.que tem de beleza tem de ruim,infelizmente é uma péssimo lugar para se viver,se está entre as mais violentas do mundo,é porque deixa a desejar em todos os outros setores como por exemplo:Saúde,Educação,Esporte,Lazer,Social,Geração de Empregos e etc.Fortaleza já vem figurando com os piores dados a mais de três décadas.Cresceu muito,porq no interior não tem desenvolvimento e aí os cearenses são obrigados ou saírem do seu estado ou então vão morar na Capital…A Bahia é o principal refúgio dos cearenses,depois do Ceará,acredito que a Bahia seja o estado que o maior número de cearenses vivendo por lá…

  15. Sinceramente quem fez esse levantamento não conhece o Nordeste. Onde Recife é a segunda em qualidade de vida? Um cidade violenta e cheia de esgoto a céu aberto. Pelo amor de Deus isso é brincadeira. Pelo que conheço e pesquiso sobre o meu querido Nordeste a ranking seria assim : Primeiro lugar seria João Pessoa(por ser limpa, educada no trânsito em relação ao pedestre, diversão barata, custo de vida barato comparado a outras cidades, clima maravilhoso com um verde predominando dentro da cidade e praias limpa e totalmente banhável sem medo de ser atacado por tubarão. Segundo lugar seria Aracaju. Terceiro poderia ser Fernando de Noranha. Quarto pode ser Natal e os outros não posso indicar porque não vi nada positivo nas demais. cidades

  16. Alguém poderia comentar sobre a cidade de Fortaleza? É muito ruim,mais ou menos ou é péssima,para se viver? A única cidade do Nordeste que conheço é Maceió as demais capitais citadas no texto não conheço,mas sempre tive vontade de conhecer e morar em Fortaleza,agora sempre ouço falarem bem de Aracajú. Caso alguém conheça fortaleza ou viva nessa capital,por favor informe nos comentários sobre custo de vida,moradia,saúde,educação,violência e empregos.

    • Olá, querida Thaís Oliveira, sou de Fortaleza. Pois bem, amo demais essa cidade, portanto, sou um pouco suspeito a falar dela. Fortaleza, hoje está se consolidando como uma das capitais mais importantes do Brasil, sobre violências, todas as cidades são suscetíveis a isso; qualidade de vida é uma das capitais mais baratas do Brasil; tem o único bairro do Brasil a aparecer na lista dos melhores do mundo para se investir; no quesito saúde e emprego está em crise, como todo o país. Sobre a saúde, só se você morara fora do país (Lastimável); na educação Fortaleza hoje é a cidade nordestina que mais lhe oferece oportunidade a custo razoável e qualificativo. Enfim, se vier seja bem-vinda à nossa cidade que sempre está de braços abertos para quem quiser.

    • Oi olha eu conheço Fortaleza CE, Açailândia MA,Teresina PI e Natal RN.
      E posso te dizer que Fortaleza não é uma Boa cidade pra se viver, para ir como turista é ótimo, mas para morar não. Pois é uma cidade violenta e tem muitos assaltos,não é sempre que você pode andar a vontade lá.
      Na minha opinião Natal RN, é a melhor cidade para viver.Pois lá é bem segura a cidade conheço várias pessoas que foi apenas visitar e quase não voltaram mais pra suas terras natais.
      E muitas pessoas vão pra lá e voltam para suas cidades de origem só para pegar suas roupas e voltar pra morar em Natal, na minha opinião lá é melhor. Fora as praia maravilhosas que tem lá amo aquele lugar.

      • Pelo que cnheço,Natal-RN,Aracaju-SE e João Pessoa-PB são as melhores do Nordeste entre as capitais para se viver,quando parte para as cidades do Interior,fico com Luis Eduardo Magalhães,Juazeiro,São Desidério,Porto Seguro,Fernando de Noronha,Petrolina,Mossoró,e as piores para se viver,em primeiro lugar,Itabuna,Ilhéus,Feira de Santana,Caruaru,Campina Grande,Juazeiro do Norte,Patos e Itabaiana..

    • Olha Thais dificilmente alguém que nasceu aqui faz expor os pontos negativos daqui, aqui é ótimo para passear, o transporte coletivo aqui é nota 10 e barato, tem até ônibus com ar condicionado, mas infraestrutura da cidade deixa muito a desejar, mas se você for solteira ou ter dinheiro para viver vai gostar. Você quer uma cidade para curtir? É aqui, para investir também é aqui, não falta opção, porém se deseja crescer profissionalmente ter surgiro pesquisa mais, Sul, Sudeste e Centro oeste são regiões que te surgiro.

  17. Bem, eu sou mineira e viajo todo ano pro nordeste pra conhecer e descansar nas férias; acho sinceramente que não existe lugar no nordeste que eu gostaria tanto de ir morar quando me aposentar quanto João Pessoa na Paraiba. Acho que não existe a menor condição de se comparar o Recife com aquela quantidade de esgoto a céu aberto, mendicância e prostituição, lixo e tubarões nas praias, com a beleza, o frescor e organização de João Pessoa. Acho que erraram aí neste ranking, me desculpem a franqueza, mas é o ponto de vista enquanto turista que ama o nordeste..

    • Concordo com você. Posso falar sem ser censurado porque sou gaúcho e assim não estaria advogando em causa própria. Minha esposa é paraibana e sem dúvida João Pessoa é a capital mais bem estruturada dentre outras do nordeste. Agora uma questão pessoal, eu prefiro Maceió por ser uma cidade mais vida, mas porque eu me identifiquei e também gosto muito de praias paradisíacas, contudo a questão da segurança deve levar em conta e mesmo com os últimos sensos acredito que João Pessoa seja mais segura. abç

  18. As disparidades de renda e falta de segurança em Aracaju são veladas por conta do discurso de cidade com boa infra-estrutura e qualidade de vida, ou seja, um embuste. Ninguém pergunta aos pobres de Aracaju se é bom viver na cidade. Desde quando cidade organizada virou sinônimo de “qualidade de vida” e “oportunidades”? Eu diria que é uma cidade maquiada. A cidade só é boa para quem já é rico (os barões do petróleo) ou para aqueles que vêm aposentados e com a renda já garantida ou com dinheiro para investir ou os que têm a segurança de serem “concursados”. No resto, é uma cidade igualzinha às demais do Brasil, pois 0,770 ainda é um índice médio para a ONU e não alto. E, além disso, Sergipe continua sendo um estado pobre, apesar de saber que há estados mais pobres no Nordeste.

  19. Sou e vivo em Salvador. Conheço muitas cidades do Brasil e do velho continente onde fui já por treze vezes.
    Desculpem-me, mas essa pesquisa está equivocada, um engodo! Do Nordeste a única dessas cidades citadas que considero bacana para se viver é Aracaju. As outras, igualmente a Salvador, poderão ser consideradas como Salvador, cidades perigosas onde a qualidade de vida deixa a desejar e muito! Estou pensando em após me aposentar, sair daqui e viver em uma cidade pequena, com poucos habitantes, com imigração e cultura italiana. Alguém poderia me indicar alguma?

  20. Gente, moro em Aracaju e super recomendo essa cidade pra qualquer morador do brasil q queira vir ao nordeste. É uma cidade limpa, muito linda, cheia de parques e praças muito legais, um custo de vida muito bacana, e apesar da cidade ter seus horários pico um pouco estressante, não se comparar ao de outras capitais brasileiras, como salvador e Bh q conheço. A criminalidade aumentou um pouco, mas msm assim n se compara ao das grandes cidades nordestinas. Amo essa cidade, e conheço quase todas as capitais do nordeste mas n a trocaria. Sem falar, q ainda está em pleno processo de desenvolvimento, então o ciclo do mercado imobiliário ainda não acabou, tem 2 shoppings em construção e 1 projeto q ainda n saiu do papel ( ela só tem 2 e um na região metropolitana ). Também recomendaria João Pessoa e Natal!

    • Sou de Belo Horizonte, onde morei até os meus 28 anos, depois fui morar em São Paulo (capital), terra dos meus pais e onde moram todos os meus parentes. Lá conheci minha esposa, Paraibana e depois do nascimento dos nossos dois filhos, decidimos morar em João Pessoa, passamos 15 anos por lá. Por motivos de trabalho há dois anos moro em Natal, estou gostando. Com tudo que vivi nessas cidades, se for pra eu mudar novamente, ou volto pra Belo Horizonte (adoro minha cidade natal) ou aposto em Aracaju, só ouço falar bem de lá.

  21. Pelo que vejo essa lista foi feita por alguém que não mora em nenhum desses lugares, eu moro em Salvador BA, e estou procurando outra cidade, estado ou país para migrar com minha família, Lauro de Freitas é show de bola, quer dizer, apenas a região da orla porque insegurança é a palavra chave daqui, sem contar que lá o pessoal acha que tá em Miami, estou procurando uma casa pra comprar pela região um casa no padrão de outros estados que custa entre 150 e 220 mil em Lauro está acima dos 550 mil, Salvador está melhorando estruturalmente mas a insegurança e o custo de vida estão exorbitantes.

  22. Natal leva uma pequena desvantagem de João Pessoa no quesito renda????? Essa piada é boa! !! Que pesquisa confiante! !!! Explique isso aí porque ficou feio! !! Como Natal pode levar desvantagem de João Pessoa no quesito renda se tem PIB bem mais alto e PIB per capita mais alto também? ?? A gente vê cada uma! !!

  23. ai o povo da pesquisa fala que o que foi analisado foram outros fatores como vida longa e custo vida….MEU POVO AQUI EM SÃO LUIS VOCÊ VAI PRO SEU TRABALHO VIVO E NÃO SABE SE VOLTA ,MORRE MAIS JOVENS POR DIA DO QUE VOCE POSSA IMAGINAR RSRSRS AQUI TUDO É HORRIVELMENTE CARO,VC VIVE MUITO MAL GANHANDO BEM, MEU DEUS SEJAM HONESTOS E ADMITAM QUE ESSA PESQUISA FOI FEITA POR ALGUM BÊBADO KKKK

  24. estou morrendo de rir aqui desta pesquisa, sou de são luís no maranhão e estou indo embora daqui por diversos fatores, os principais é a péssima educação, saúde, segurança e por ai vai, aqui de fato ja foi bom, mas em um passado bem distante, ja faz muitos anos que a cidade tombada foi tomada por grandes bandidos, sejam eles politicos ou de de gangues… sim, agora aqui em são luis ninguem pode ter o direito de ter nada que se é morto por tal…. não aconselho ninguém vir morar aqui, quer vir conhecer, passear?????? pode vir temos no mes de junho festas muito boas como o bumba meu boi mas depois volte pra sua casa

  25. Moro no interior de SP e tenho cogitado a possibilidade de mudar para alguma cidade do Nordeste. Alguem poderia me sugerir alguma??? Lembrando que violencia, falta de água, problemas políticos, violencia etc tb temos por aqui… Minha intenção é estudar, conseguir um emprego e ficar por aí…

    • Olha no interior de SP a qualidade de vida é boa. Particularmente se tivesse que escolher algum lugar do sudeste seria no interior de SP ou em cidades do triangulo mineiro. Mas te aconselharia João Pessoa ou Aracaju. São cidades com praias , planejadas e não ha tanta disparidade. Eu sou Gaúcho e moro ha 5 anos no nordeste, em Maceió. O Clima aqui á agradável, praias lindas todavia,ha muita disparidade de renda, muita corrupção , os serviços são precários de mais, alguns ambientes muito sujo. Quem vem do sul ou sudeste leva um choque de imediato ao se deparar com essas contingencias. Mas detalhe,, com tudo que citei não penso mais em voltar para o sul

    • Aracaju é uma ótima opção, sem dúvidas! E já q queres estudar, aqui tem 2 universaidades ( fora as faculdades ), a Federal e 1 particular, chamada Unit ( a estrutura desta é de 1° mundo, estudo lá e amo aquela universidade, estrutura incrível ). A violência existe, mas n se compara em nd com Recife, Maceió, Salvador ou São Luís por exemplo.

    • Olha, eu moro em São Luís. Para estudar, é uma ótima opção mesmo. A UFMA é sempre uma das universidades mais concorridas pelo SISU em todo o Brasil. São Luís tem acho que 4 Universidades: UFMA, UEMA, IFMA, e o CEUMA (particular). Agora realmente, existem muitas complicações. As praias mais famosas não são tão limpas, o trânsito é insuportável, rombo no caixa da prefeitura, muito buraco, até mesmo a violência. Bom, eu amo viver em São Luís. Eu tenho orgulho de muita coisa bonita que tem aqui. A história da cidade é um encanto, as diversidades (muita cultura mesmo), os títulos (Jamaica Brasileira – reggae, Atenas Brasileira – literatura, Patrimônio Cultural da Humanidade – casarões azulejados, e tantos outros), nossa, São Luís tinha tudo para está lá no topo… Fazer o que…

    • Oi amada :) sou de Natal RN, e posso te garantir que em Natal é uma ótima cidade pra se viver.
      Falo em questão de: segurança, renda,turismo e etc… muitas pessoas até mesmo de Santa Catarina e Rio Grande do Sul vem morar aqui minha mãe tem várias amigas que vinheram pra Natal a passeio e se apaixonaram pela cidade.
      Aqui você encontra amigos fáceis principalmente vindo de outro lugar do país, pois as pessoas aqui são bem acolhedoras; estou morando no Rio de Janeiro pois minha mulher é daqui mais futuramente vou voltar para Natal pois o Rio é violência demais e muitos assaltantes toda hora.
      Fica dica pra você. lembrando que eu conheço São Luiz, Fortaleza, Teresina e Recife pois já trabalhei nessas cidades.

  26. Todas as cidades tem seus encantos e desencantos, em se falando de Brasil onde a desigualdade é acirrada, numa mesma cidade vamos encontrar lugares dignos de primeiro mundo e outros problemas parecidos com os que vivenciam os nossos irmãos da Africa. Todas as cidades citadas aqui tem coisas lindas de se ver, e se tratando de Nordeste, um povo acolhedor e caloroso. Acho que a melhor cidade para viver é aquela que você cria laços afetivos, que você tenha um trabalho que te garanta uma boa renda. O que adianta você viver num lugar paradisíaco sem amigos nem dinheiro? Se você não se sente bem em um determinado lugar, não é feliz,mude-se. Não atire pedras, pois cenas de violência, de falta de infra estrutura, de transito caótico , é comum em toda capital ou cidade de grande porte brasileira. Existem pessoas felizes em uma pequena vila em um rincão qualquer do mundo, assim como também em Nova York ou Dubai. Das cidades citadas aqui, conheço Maceio, Recife, Salvador, Lauro de Freitas e São Luis e digo que todas são admiráveis em muitos aspectos e em outros nem tanto assim, destaco Salvador e São luis que tenho laços de intimidade. Moraria em qualquer lugar pois tenho facilidade de adaptação, mas repito com amigos de verdade e dinheiro no bolso sou feliz em qualquer lugar!

  27. olha acho que todo lugar no nosso brasil ta a desejar moro nas satelites de brasilia que tem seus problemas a capital entao nem se fala ja teve seus dias de gloria hoje so morador de rua tomando de conta entao acho que vai de gosto eu to na mira de Maceio mas visando os melhores bairros claro mas nao vi nada de la e tao ruim assim kkk

  28. A violência é uma constante em toda Cidade grande do Brasil, não só nas do Nordeste. Crimes bárbaros ocorridos no Sul, inclusive em cidades do interior (principalmente estupros seguidos de morte, como da pobre jovem Caroline Slachta em Santa Catarina, ontem) e o pão de cada dia da violência no Sudeste, muito me admira sulistas comentarem como “especialistas” no assunto anti-violência, principalmente à São Luis e a Recife, como se fossem moradores da Dinamarca ou Alemanha. Acho que deveriam ter esse mesmo senso crítico em suas Cidades, onde o caos de assassinatos de jovens meninas em tenra idade, idosos, queima de ônibus e ajustes de contas são uma constante em Sul e Sudeste.

  29. Morei em São Luis 3 anos e colocar a cidade como quarto local melhor para se viver no Nordeste, baseando-se no IDH, é uma propaganda enganosa a extremo…Não comprem esse peixe…Custo de vida altíssimo, violenta a extremo, cidade com diferenças sociais gritantes, quente ou extremamente quente, trânsito caótico, ruas esburacadas, esgoto direto nas praias poluídas, saúde pública e privada horríveis, parte histórica caindo aos pedaços.. Tem que melhorar e muito tudo isso aí para ser um local bom de se viver.

    • Caro Luis Norberto, sinto por vc, pois vendo aqui o seu relato gostaria de lembrar que vc esqueceu de mencionar que lá falta água de 2 em 2 dias, é um terror! Se um dia eu tiver que voltar no Maranhão, não quero ter a infelicidade de pisar o meu pé na cidade de São luiz,com todo o meu respeito aos moradores da cidade.

  30. Estive turistando em São Luís este ano, durante uma semana apenas, e fui assaltado por cinco indíviduos com armas de fogo. Fato isolado? Fato é que a cidade me deixou uma má impressão. Não me senti confortável utilizando o sistema de transporte coletivo, com ônibus quase sempre lotados e sujos. E quem dera este fosse o meu único desconforto. A cidade separa ricos e pobres de um jeito que não vi em outro local do Brasil. Os ricos estão alojados numa faixa que vai do bairro do Renascença à Avenida dos Holandeses, passando pela Lagoa da Jansen e Avenida Litorânea. O que sobra pertence às classes C, D e E. A cidade registra assassinatos aos fins de semana que ultrapassam os dois dígitos. Consulte as estatísticas e fuja dos achismos. O índice de desenvolvimento humano (IDH) não é confiável. Por ser um índice controlado politicamente, é claro, que o governo maquia os dados sempre para cima. Não se iluda, querido leitor. Informe-se! São Luís, cidade que sempre visitei, inclusive por ter parentes na cidade, é um lugar lindo com problemas muito feios.

    • Concordo plenamente e acrescento que a pessoa quem fez essa matéria nunca morou em Recife a cidade que não para,a unica cidade do nordeste que mesmo sendo culturalmente eclética , mantem viva a cultura nordestina(pífano, coco-de-roda, forró pé-de-serra,maracatu,embolada,repente e etc )que se perdeu em outras capitas do nordeste.Mas não é só de cultura não dá pra viver, o povo(o trabalhador honesto) também é excelente, porém a paranoia frenético que vc tem que está bem atenta para não ser assaltada é terrível. Quando vou a recife não consigo relaxar se eu estiver andando com objetos de valor, dinheiro e cartão na bolsa!

  31. Não compreendo por que fazer referência a região metropolitana, quando se está apresentando o ranking das CIDADES de melhor IDHM… neste quesito (Maior PIB) seria Fortaleza e depois Salvador. Quanto a índice de influência Salvador é a mais influente do Brasil depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Salvador, onde nasci e vivo, é uma cidade maravilhosa para se viver, um povo acolhedor e sem preconceito de origem (como acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) com nordestino que é muito grande nestas cidades do sudeste e sul (criei até um termo para chamar os preconceituosos paulistas em contra-ponto a nordestino: sudestino. Porém, é bom registrar, que o preconceito dos sudestinos em relação ao nordeste não é somente entre o povo dessa região e alimentado só por esse povo e sim, também da/pela grande mídia sudestina, como o Jornal (dos sudestinos) Nacional que quando noticia qualquer fato em uma cidade do nordeste, só diz que é no nordeste, como se o nordeste fosse um estado/cidade e não uma região… provavelmente com nove capitais. Em contra-partida, qualquer cidadezinha do interior de são Paulo ou Rio de Janeiro é citada pelo nome. Lamentável isso!!). Aqui como a maior parte do Brasil é a violência oriunda do tráfico de drogas e da desigualdade material entre ricos e pobres. Resolveu a questão do tráfico e da violência que mais resultado desse, mas não só, da desigualdade e investimento em mais educação e de qualidade, Salvador séria um dos melhores lugares do Brasil para se viver, sem falar nos vários destinos turísticos da Bahia como Praia do Forte; Morro de São Paulo; Itacaré; Porto Seguro, Trancoso etc que são verdadeiros paraísos para se viver. Outra critica a matéria é com relação ao título. Não deveria ser melhores cidades para se viver e sim cidades com o melhor IDHM do nordeste, por que para se dizer cidade melhor de se viver tem que analisar outros fatores como questão da violência, que diz da nossa segurança física, da nossa existência que é o fundamental, depois vem a liberdade… esses quesitos precisavam ser inclusos no IDHM.

    • Olá, Luiz. Como o texto diz, utilizamos apenas o Índice de Desenvolvimento Humano do Município para fazer esse ranking. O IDHM leva em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Por esse quesito, essa foi a ordem das melhores cidades para se viver no estado. Em caso de dúvidas, estamos à disposição. Abraço.

    • Não conheço Fernando de Noronha , mas moro atualmente em Maceió e digo-lhe,não sei o que vc conhece de Maceió, veio a turismo?Onde vc morou?Por que esses detalhes fazem toda a diferença para quem mora aqui! Eu moro a 3 anos estou aqui a trabalho. Vou dizer o que eu penso da qui,realmente as praias
      daqui são ótimas para se ver,moro na Ponta Verde,uma quadra da praia. Uma tranquilidade ,sem arrastão,sem o perigo de vc ser roubado,dá até pra deixar as coisas na beira da praia e não ser roubadas, isso na Ponta Verde, em lugares que não haja aglomeração. Na Pajuçara bem, é boa também.O litorais norte e sul são maravilhosos,porém muito explorado pelo turismo,pra quem vem como turista conhecer é um assalto,só perde para Trancoso na Bahia. Agora vamos lá!Se o casal tem uma renda de 8.mil reais para custear plano de saúde,escola particular e que tenha apartamento ou casa própria,numa boa localização( Farol,Mangabeira,Jatiuca,Ppnta Verde,Pajuçara:estes são os melhores locais pra se viver sem correr muito o risco de ser roubado) que controle bem os gastos, com no máximo 2 filhos, ou, que seja divorciado e não pague pensão,pois se paga pensão e não tem um imóvel próprio tem que ganhar bem pra viver aqui nesses lugares citado aqui acima entre parentes.Ah!Se for solteiro ou aposentado se não for gastão com imóvel próprio ganhando mensalmente uns 3 mil reais dá pra viver muito bem aqui em Maceió do contrario esta ferrado! O outro lado de Maceió que muitos que não mora aqui,ou que mora mas ganha bem para viver aqui não sabe que Maceió é uma cidade do descaso, e olha ,o descaso aqui é muito grande , administrações publicas negligentes,corruptas,postos de saúde que os médicos recebe pra não vim trabalhar, se vc depender do SUS aqui vc morre,as únicas escolas publicas que ainda funciona são as do município de ensino fundamental,para um pai e uma mãe, cujo cada um com uma renda mensal de 785 reais por mês, que não tem plano de saúde, que as escolas do estado estão atrasada ou de greve , onde alimentação é cara,ha!Uma família dessa vive é no aperto,isso quando a mãe é solteira,ou num casal só o homem trabalha! Aqui tem um sistema de trabalho no comercio que o empregado não ganha salario e sim comissão e vai ele falar pra ver se não vai ser mandado em bora. Empregada domestica aqui trabalha mais de 8 horas de trabalho e tem que fazer tudo,lavar passar,cozinhar e ainda cuidar das crianças e do cachorro pra ganhar míseros 785,00 e vá ela reclamar!
      Pra mim e pra meu marido cujo cada um que ganha equivalente a 10 salários mínimos e´muito fácil dizer que maceió é um paraíso e que não troca esse lugar por nenhum outro!

      • Então, Sou do RS e atualmente moro em Maceió há 5 anos. A cidade é boa esta crescendo muito rápido, mas o que falta são politicas sociais mais agressiva para o crescimento da cidade. Tudo funciona em cima do turismo e quem opta por morar nos melhores bairros que são próximos ao litoral tem que pagar tudo inflacionado pelo fluxo de turistas. O povo em geral é refem da tirania e perversidade dos politicos que ganham voto em troca de cesta basica. Agora, o clima é otimo, as praias são lindas e mesmo com todos esses problemas e gosto daqui

      • Eu tive a oportunidade de conhecer Fernando de Noronha passei alguns dias lá e posso dizer com toda certeza que Fernando de Noronha não deveria participar deste ranking pois lá é um local estritamente turístico não há lugar para aposentados ou desocupados lá também não à violência alguma lá se pode deixar a chave no contato do carro e ninguém vai te roubar lá não existe tranca nas portas lá todas as casas ficam abertas pois não tem para onde ladrão correr afinal de contas é uma ilha e todos se conhecem. Fernando de Noronha acaba se tornando um paraíso apenas para passar férias e após 5 dias na ilha lá se torna Fernando de Neoronha porque após fazer todos os passeios a ilha começa a se tornar enjoativa E se você que vai a Noronha pensando em infra-estrutura vai se decepcionar pois lá não tem infra-estrutura alguma o não autoriza nenhum tipo de melhoria na infraestrutura da ilha E é exatamente por isso o que Fernando de Noronha é tão preservada. Amigos eu também tenho muita vontade de morar no nordeste e por isso sempre que posso vou a passeio lá na expectativa de achar o local perfeito para passar o resto da minha vida onde posso encontrar natureza e qualidade de vida mas em nenhum site estou encontrando a resposta. No entanto sugiro aos administradores deste site que direcione suas pesquisas ao encontro de informações neste sentido. Eu moro em uma cidade chamada Dourados que fica no Mato Grosso do Sul aqui tem 220 mil habitantes baixo índice de violência boa infra-estrutura aqui não existe congestionamento como a maioria das cidades deixa um pouco a desejar na administração pública os defeitos da cidade São alto custo de vida imóvel caro aluguel caro ruas esburacadas e pouquíssimo lazer e o clima também não ajuda muito pois faz muito frio e no período de calor que é referente a quatro meses uma praia aqui seria excelente.

  32. Moro atualmente em Aracaju, conheço Recife, João Pessoa e Salvador. Se, caso algum dia destinado eu esteja, quiser sair daqui moraria em João Pessoa. Deus me livre morar em Recife onde tudo é longe, locomoção péssima, mais ainda em Salvador. Aqui tudo é perto, tem tudo o que se precisa pra ser feliz. Só é preciso melhorar o transporte público coletivo à noite, pois não funciona muito bem. No mais, adoro as praias, os parques, os passeios e, como já dito, a cidade tem ares interioranos, apesar das badalações na região sul que bomba e agita as noites aracajuanas.

  33. Moro em recife, aqui o trânsito na hora de pico é horrível! Absurdo.. Mas concordo em dizer que a cidade é bonita e com um ótimo comércio apesar dos preços n serem adequados, afinal no Brasil não tem preço justo. Sobre a segurança da cidade, já foi muito pior do que hj. O governo vem melhorando com a patrulha do bairro mas não é suficiente, ainda a muito em que melhorar. Saúde pública não tem qualidade em lugar nenhum desse país ..

  34. Amo minha ilha, São Luís, problemas tem, assim como todo lugar tem, moro há 13 anos aqui, gosto de tudo aqui, temos praias boas sim, comida boa, povo acolhedor, um lugar bom de se viver sim, violência tem, e onde não tem? Conheço dezenas de capital no Brasil, gostei de muitas, o Rio de Janeiro eu amei, se for pra eu sair daqui iria para o RJ, mas por enquanto quero viver aqui.
    I LOVE SÃO LUÍS.

  35. São Luís é uma capital de porte médio, já rodei o país todo e sinceramente gosto muito da minha cidade, no Brasil todas as cidades são carentes de infraestrutura e é perceptível as diferenças sociais, o IDH é reconhecido no mundo todo como medidor de padrão de vida de uma sociedade, no caso quando criticamos nossas cidades, fazemos porque conhecemos a realidade de forma mais profunda, diferente de quando vamos fazer Turismo que passamos somente pela área nobre de algumas cidades e o lado ruim acaba sendo escondido, então como disse antes gosto demais da minha cidade, é uma cidade bonita, tem todo um contexto arquitetônico histórico, clima prazeroso, belas paisagens, e hoje desponta como metrópole regional, São Luís é show de bola!

  36. Lauro de Freitas uma excelente cidade para se viver, excelentes praias, bom comércio inclusive aos domingos, índice de poluição baixo. O que acaba com a cidade é a gestão do atual prefeito, o incompetente Márcio Araponga Paiva, acabando com a cidade. Secretários incompetentes, viciados da máquina pública, só querem se beneficiar. O prefeito usa as secretarias para barganha política. Infelizmente está matando a cidade.

  37. Não fiquei surpreso com o resultado, diferente de muitos que anteriormente palpitaram! Não há que se dizer insatisfeito com o estudo em tela porque se tem problema na rua que se mora etc. Esse estudo é mais amplo do que se imagina! Conheço e gosto de todas as capitais do Nordeste e sei que todas têm problemas, mas no geral são bem legais!!!

  38. Sinto discordar, mas este levantamento não está confiável. Moro no Nordeste, em São Luis, sou de São Luis, mas nunca afirmaria ser uma das 10 melhores cidades para se morar. Transito desorganizado, falta de segurança, saúde nas últimas, praias impróprias, custo de vida altíssimo, são apenas alguns aspectos que não parecem ter sido considerados. Mas tenho restrições também a Recife, a F. de Noronha (ótima para visita, turismo) e falta citar tantas outras, com excelente qualidade de vida. Afinal, o nordeste é muito maior que isso aí.

    • Caro Solonel, para fazer o ranking, levamos em conta apenas o IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano do Municipal). Basicamente, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Infelizmente, não temos com avaliar todos os outros elementos para fazer o ranking. Obrigada pela sua participação.

  39. Eu conheço várias cidades e até moraria em muitas delas sem problemas algum,meu Porto seguro é Aracaju, mais tds as cidades com nome Rio , Rio De Janeiro, Rio Grande do Sul, e Rio Grande do Norte essas beleza sem igual, mais problemas tds as cidades tem, violência ,medo,fome, não existe neste meu Brasil uma cidade que não tenha desigualdade social, mais fazer o que , viva a vida e vida é bela

  40. Moro em São Luís, sinceramente se esta cidade, diga-se de passagem péssima pra se viver estiver em quarto em uma lista das 10 melhores cidades para se viver do nordeste, desisto do nordeste, vou logo pro centro-oeste, sul ou sudeste, porque olha aqui deve passar perto do inferno. Cidade sem lei, a violência e bandidagem é que mandam, impostos absurdos, sem lazer acessível, educação, transporte e saúde péssimos, infraestrutura precária, falta saneamento básico, o centro daqui é uma vergonha, sujo, prédios históricos caindo aos pedaços, refúgio de usuários de drogas. Moro em bairro de classe média alta, tem assalto todo dia, as pessoas têm medo de sair de suas casas, em bairros mais pobres como Coroadinho, se procurarem se informar melhor, bandidos aterrorizam e comandam, expulsam os moradores de suas casas e matam quem ousar reclamar e chamar a policia. Tenho amigo que mora em um bairro de classe media baixa que da rua só ele não faz parte de facção criminosa, o irmão dele está preso, graças a Deus! Como podem dizer que essa é uma das melhores cidades pra se viver? Olhando só pro IDH? Morem aqui por um tempo mas na classe média e verão a verdade! Quero muito ir embora, porque viver aqui não é vida que um ser humano mereça.

    • Mas o que ainda te segura aqui? Pois bem moro em São Luís há 13 anos e amo minha cidade, povo acolhedor, nunca fui assaltada, nem presenciei, violência tem em todo lugar, até mesmo em outros países, problemas tem em todas as capitais. Amo minha ilha, moro no Jardins, mas já morei antes em bairro popular como bequimão e andava tranquila pelo bairro, quanto ao trânsito em toda capital tem problemas no trânsito, eu pelo menos só acho ruim no horário de pico, mas em outros horários dirijo tranquila. Eu se eu morasse num lugar que eu não gosto, sinceridade, pela minha educação não falaria mal, me mudaria.

      • No episódio que narrei acima, eu acabei no Socorrão II e IML do Bacanga, e foi um show de horrores. Isso sem falar nas cabeças que rolaram em Pedrinhas. Todos os brasileiros conhecem o Maranhão pelo noticiário policial…

    • Passei fim de ano em aracaju, não conheci muita coisa, mas o pouco que conheci me fez ficar apaixonada por esse lugar, estou pretendo voltar em breve pra encontrar um lugar definitivo pra chamar de meu, ja conheci todos os lugares indicados, mas aracaju me conquistou definitivamente.

    • Em Aracaju o custo de vida e de imóveis é bem barato; comparado com outras capitais. é Claro que imóveis próximos de praias como praia do Atalaia e outras são de um valor maior… mas no geral o custo de vida é muito baixo comparado a outras capitais do Nordeste. Não gostei do transito na cidade, confuso e congestionado em horários de pico. Sistema de transporte coletivo, também muito ruim.

Leia também