Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

8 coisas que você nunca deve dizer a uma gestante

Deslizes que você não deve cometer ao se entusiasmar com a gravidez de uma amiga ou parente.

Receber a boa notícia de que uma amiga ou parente está grávida é uma grande alegria – e o entusiasmo pode às vezes fazer a gente cometer alguns deslizes. Claire Howorth, articulista do Motto/Time, selecionou algumas dicas para não se tornar um incômodo para a gestante e compartilhar, de verdade, a sua alegria. Confira:

 

1. Não diga: “Nossa, deve ter gêmeos aí dentro!” ou “Você engoliu uma bola de basquete?” ou “Eu não consigo ver a diferença!”. Na verdade, não comente nada sobre tamanho. Algumas grávidas não se sentem confortáveis por terem ficado tão grandes ou ainda estarem tão pequenas. “Você está linda!” já está ótimo.

2. Não brinde uma mãe de primeira viagem com histórias sobre a episiotomia que a deixou com incontinência urinária ou sobre partos que parecem histórias de terror. Se a grávida quiser conversar sobre isso, deixe que ela pergunte.

3. Evite falar sobre a parte mais brutal da gravidez e do parto – mesmo se boa parte das coisas envolvidas realmente é assim. Lembre-se que depois que a sua mãe ganhou algumas toneladas e uma coleção de estrias que parecem um mapa hidroviário, você nasceu no meio de um coquetel mágico de fluidos corporais. O bruto ciclo da vida.

4. Não toque a barriga dela. Se você quer sentir o bebê se mexendo, peça primeiro. Ou a grávida ficará feliz em pôr a sua mão exatamente onde você pode sentir melhor a vida em movimento, ou ela dirá: “Eu fico um pouco desconfortável com isso, sinto muito”. De qualquer maneira, ela será grata por você ter tido a gentileza de perguntar e não ficará se sentindo como uma pedra preciosa em que qualquer um põe a mão.

5. Não comente sobre como a sua gravidez ou a de sua esposa suspenderam a sua vida sexual. Algumas grávidas, pelo contrário, não têm nenhum problema com isso. Mas essa não é a questão. O ponto é que não queremos saber sobre a sua vida sexual. Só sentimos muito pelo seu cônjuge, que precisa aguentar você falando sobre isso publicamente. De novo, não fale nada a não ser que a gestante pergunte.

6. Não diga: “Uau, você vai dar um filho ao fulano!” Ela não está grávida do filho do fulano: está grávida do filho deles, do casal. Ela não é um gerador de filhos para o marido. Aquele bebezinho é dos dois.

7. Não diga “Parabéns!” e logo depois “Você não vai dormir nunca mais!” É como um balde de água fria, porque ela realmente está feliz com a gravidez.

8. Não faça julgamentos sobre qual sexo é melhor. “Meninas dão o maior trabalho” ou “meninos são mais bagunceiros” são coisas que a gestante ficará feliz em descobrir por si mesma. A maioria delas se alegrará muito com o bebê independentemente do seu sexo.

 

Fora isso, não se esqueça de que é totalmente inconveniente espalhar a notícia por aí se o casal disse algo como: “Estamos contando só para a família e alguns amigos, por enquanto”. Respeite o desejo deles. Eles vão ficar muito felizes se puderem, eles mesmos, contar aos outros amigos a boa notícia.

Há centenas de coisas na lista de o que se pode dizer a uma gestante. Compartilhe a alegria do casal, celebre, comemore, esteja próximo e fique feliz pela nova vida que vem vindo.

*****

Recomendamos também:

****

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também