Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Educação dos filhos

4 segredos para ser uma família organizada

Muitas discussões e incômodos acontecem por falta de organização em coisas básicas.

E se apenas meia hora por semana dedicada a uma reunião de família pudesse conduzir a um casamento melhor e a um lar mais feliz? É o que propõe Caitlin e Andrew Friedman, autores do livro Family Inc. Para eles, a maioria das discussões entre um casal acontecem devido à desorganização no espaço da casa e no tempo da família. A solução, então, é aplicar à administração do lar os mesmos critérios que usamos no trabalho.

No livro, o casal conta que um dia, depois de dez anos de casados, discutiram pela décima vez sobre quem iria comprar o presente para levar a uma festa de aniversário do amigo de um dos seus filhos. “Como muitas famílias de hoje, tínhamos chegados ao ponto de nos dedicarmos à sobrevivência básica, centrados em cumprir as exigências do dia-a-dia, como as compras ou o transporte escolar, sem nos dedicar aos temas mais importantes, como desfrutar dos nossos filhos e de nós dois”, escrevem.

10 dicas para a organização da casa ensinadas por Micaela Góes

Eles entenderam então que precisavam idealizar uma nova forma de organizar a sua agenda, dividir responsabilidade e evitar discussões por pequenos assuntos práticos que acabam se tornando batalhas emocionais. Alguns dias depois, em uma viagem de carro, com os dois filhos dormindo no banco de trás, se questionaram: por que no trabalho conseguiam se organizar e fazer malabarismos contra o tempo, mas em casa não? Ali mesmo, começaram a decidir quem faria o quê e quando.

Uma semana mais tarde, se deram conta de como essa simples divisão de atividades diminuiu de maneira notável o seu estresse e aumentou sua união e espírito de equipe. Assim, o casal decidiu dar mais um passo e aplicar outras estratégias de organização laboral em casa. Confira algumas dicas do casal:

 

  1. Façam uma reunião semanal

A reunião semanal é fácil de implementar na rotina da família e dá grandes frutos a curto prazo. Bastam 30 minutos para elaborar uma lista de tarefas considerado o curto e o médio prazo e designar funções e responsabilidades. Isso evita muitas discussões e mal-entendidos posteriores.

 

  1. Criem um calendário que possa ser compartilhado no computador

Um calendário compartilhado – seja na nuvem ou no mesmo computador – ajuda a que cada um saiba dos compromissos do outro e se planeje melhor. Por exemplo, se se marca uma reunião de pais no colégio e surge um imprevisto no trabalho de um dos cônjuges, o outro já sabe que deverá substitui-lo.

 

  1. Mantenham o espírito de equipe

Ninguém é chefe de ninguém. Deve existir um grande companheirismo na hora de levar a sério a meta de se organizar. Ao mesmo tempo, é preciso ser realista e saber que não dá para o casal fazer todas as suas tarefas juntos – o que acaba fazendo com que ninguém se responsabilize por nada específico.

 

  1. Dividam as tarefas de acordo com as aptidões de cada um

Todos sabem que em uma empresa as pessoas trabalham melhor se estão em funções relacionadas com seus talentos ou interesses. Se um dos cônjuges gosta de dirigir e o outro não, seria bom que aquele que gosta assumisse tarefas que precisam ser executadas de carro, por exemplo.

 

Com informações de Hacer Familia.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também