Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Virtudes e Valores

4 dicas para evitar distrações e aumentar a concentração

Entenda como funciona a própria capacidade de concentração para usá-la a seu favor, sem desperdícios

Você costuma se dispersar facilmente diante de uma tarefa que exija concentração – seja no trabalho, nos estudos ou mesmo numa atividade de lazer? Nem tudo está perdido: especialistas dizem que é possível enganar a nossa mente com alguns truques para que tenhamos mais facilidade para nos concentrar. Confira:

 

  1. Alimente-se e hidrate-se

Segundo a autora do livro A arte da concentração, Harriet Griffey, se você não tomar café da manhã, a adrenalina entrará em ação e vai fazer você se sentir estressado.

Se, por outro lado, você se alimentar bem, combinando proteínas e carboidratos para estabilizar os açúcares no sangue, vai ajudar o seu cérebro a estar mais disposto para se concentrar. O mesmo pode-se dizer a respeito de beber água com frequência e abundância: a desidratação reduz a nossa capacidade de concentração.

 

  1. Atinja o limite da sua mente

Uma teoria proposta por Nilli Havie, professora de psicologia e ciências do cérebro da University College London, diz que acrescentar deliberadamente certas “distrações” – como incluir um som de fundo enquanto você tenta se concentrar – reduz as chances de distração.

A load theory sugere que isso funciona porque nossa atenção é um recurso limitado. Assim, se cada espaço de sua atenção está preenchido, não sobra lugar para nenhuma distração.

 

  1. Rabisque

Você é daqueles que começa a rabiscar alguns traços sem nem perceber enquanto ouve alguém? Não há nenhum problema nisso. Um estudo publicado na revista New Scientist analisou dois grupos de voluntários que deveriam escutar uma gravação com uma voz particularmente monótona. O primeiro grupo podia fazer rabiscos em uma folha enquanto escutava; o outro não. Ao fim do experimento, os membros do primeiro grupo se lembravam mais do que a gravação dizia do que os do segundo.

E tem mais: se os rabiscos têm a ver com aquilo que você está tentando memorizar, podem lhe ajudar muito a se concentrar em sua tarefa.

 

  1. Faça uma pausa e dê uma volta, mas num lugar com natureza

Um experimento da Universidade de Michigan pediu a um grupo de estudantes que desse um passeio pelas ruas da cidade, enquanto outro grupo passeou por um parque, cheio de vegetação e árvores. Em uma prova de concentração aplicada em seguida, o segundo grupo levou a melhor.

Se há uma praça bem arborizada ou um parque perto de você, faça uma pausa e fique ali alguns momentos, sentado ou caminhando. O exercício ajudará a reduzir a ansiedade e a aumentar a capacidade mental.

 

Com informações de BBC.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

Leia também