Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Trabalho

4 comportamentos que você deve evitar para não ser um colega de trabalho irritante

A gente passa a maior parte do tempo no ambiente de trabalho: é bom garantir que não sejamos um peso na rotina dos colegas.

Os seus colegas de trabalho são geralmente as pessoas com as quais você passa a maior parte do tempo. Depende muito de cada um de nós, portanto, tornar o dia do outro mais leve e agradável ou ser um incômodo que faz da rotina do outro um peso. Confira essas quatro atitudes abaixo e pense sobre qual tem sido sua postura no ambiente de trabalho.

 

Cortar as ideias dos outros sem tentar compreendê-las

Um dos maiores favores que você pode fazer aos seus colegas é tratar a todos com paciência numa reunião de brainstorming. Não tente dar palpite ou cortar as ideias do seu colega antes que ele termine de explicá-las. Não importa qual seja o problema que vocês estão resolvendo ou o produto que estão criando, haverá um monte de ideias boas e um monte de ideias ruins. O brainstorming é justamente isso: abrir as comportas e deixar vir tudo. Ajude o grupo a garantir um espaço seguro para que cada um se expresse livremente, sem nenhuma censura. Se as pessoas do grupo tiverem medo de expor ideias, isso inibirá o sucesso de todos.

 

Mandar e-mails desnecessários

De maneira geral, você não cogitaria telefonar para um colega que está a quatro escrivaninhas de distância só para perguntar uma informação que foi passada na reunião da manhã e você esqueceu – e que você poderia muito bem encontrar se olhasse com cuidado as suas anotações. Mas um e-mail, vá lá. O problema é que o e-mail também prejudica a produtividade dos seus colegas. Coloque para si mesmo dois filtros antes de mandar um e-mail aos colegas: 1) Eu realmente preciso dessa informação? 2) Eu posso encontrá-la sozinho?

 

Pensar que o seu trabalho é mais difícil do que todos os outros

Soltar frases que dão a entender que o seu trabalho é muito mais exigente que o dos outros é uma forma de desrespeito. Quando isso toma a forma de uma negativa diante do pedido de ajuda de um colega – como se o seu trabalho fosse importante demais para você se dar ao luxo de dedicar uns minutinhos a ajudá-lo –, a coisa fica bem feia. Se você prestar atenção ao trabalho dos seus colegas, vai ver que as tarefas que eles desempenham consomem mais tempo e são mais complicadas do que você pensa.

 

Ser um foco de negatividade

Não é tão raro haver empresas que conseguem criar um ambiente familiar entre os colaboradores ou até mesmo uma profunda consciência do sentido e do propósito do seu trabalho. Ainda assim, sempre tem aquela pessoa que está ali só esperando a folha de pagamento. Ela puxa o time todo para baixo se agir sempre como um do contra. Se essa pessoa for você, repense sua postura. Você não precisa ser um apaixonado por sua empresa, mas tente lembrar: o que atraiu você nesse trabalho quando você começou? Se você não consegue encontrar nenhum ponto de satisfação no seu trabalho, talvez seja a hora de procurar outro lugar.

 

Com informações de Time/Motto.

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também