13 jogos de tabuleiro cristãos que você nem imaginava que existiam
| Foto:

Jogos de tabuleiro atraem diversas gerações e, alguns deles, além de entreter, ensinam. Cientes disso, alguns fabricantes dos Estados Unidos, também interessados em promover a fé cristã, desenvolveram opções de jogos com temáticas religiosas para diferentes faixas etárias. O jornalista Martin Sauders, do site Christian Today, faz uma descontraída apresentação desses jogos, muitos dos quais, parecem até inusitados. Confira trechos:

****

Você já cansou de jogar Banco Imobiliário? Já jogou Catan e Uno tanto quanto podia? Então conheça um mundo que provavelmente você não conhece. O mundo dos jogos de tabuleiro cristãos:

  1. Bibleopoly
bibleopoly

Se você se preocupa com a influência danosa do consumismo, você pode trocar o seu velho Banco Imobiliário por esse caprichado jogo. A casa de partida é substituída por “No princípio…”, enquanto as casas de pagamento de impostos se tornam o “Abismo”. Os fabricantes afirmam que esse é um jogo no qual “a cooperação e não o acúmulo é a chave; aqui você só pode vencer ajudando os seus colegas.” Para vencer, você deve ser o primeiro jogador a construir uma igreja em uma das cidades bíblicas.

 

  1. Life of Christ
life-of-christ

Um jogo de perguntas baseado no nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus que conta com “mais de 1400 questões de múltipla escolha”.

 

  1. Solomon’s Temple
solomons-temple

Um dos mais desastrosos episódios da história do Povo de Deus é celebrado neste pródigo jogo para duas pessoas. Cada jogador deve construir e decorar o seu próprio Templo de Salomão, mas a tarefa está longe de ser simples. “O seu povo continuamente cai no pecado e você precisa parar de trabalhar no templo para oferecer sacrifícios em seu favor”, diz a caixa, embora nós entendamos que isso não significa que você deve realmente matar o seu bicho de estimação durante o jogo.

 

  1. The BibleMan Board Game
bibleman

Os seus filhos gostam dos Vingadores? Você deseja que eles gostem da Bíblia tanto quanto? Bom, agora eles vão, com o BibleMan Board Game! Nele, você participa de uma “missão para resgatar crianças que foram enganadas pelos inimigos de Deus”. O primeiro jogador a salvar seis crianças, levá-las à igreja e voltar para a caverna do BibleMan é o vencedor.

 

  1. Family Choices – Proverbs Edition
family-choices

“Famílias! Joguem juntas e descubram onde vocês estão espiritualmente!”, é o que diz a propaganda desse jogo que se baseia em debates para ajudar a família a conversar sobre a vida e a fé.

 

  1. Left Behind the Movie Game
left-behind

O jogo é baseado na versão original do filme O apocalipse (Left Behind, 2014), chamado no Brasil de Deixados para Trás: O Filme (Left Behind the Movie, 2000), que por sua vez é baseado em uma série de livros sobre o arrebatamento. Aqui também o foco é em trabalhar com os outros jogadores e não contra eles.

 

  1. Redemption – City of Bondage
city-of-bondage

Aqui o negócio é sério. “Viajando pela escura e desolada Cidade da Escravidão, Heróis Bíblicos são desafiados a resgatar as Almas Perdidas presas pelas Hordas do Mal que tomaram a cidade.”

 

  1. The Journeys of Paul
journeys-of-paul

Cansado de perder no War para aquele cara que passa o jogo formando um super-exército na Austrália? Então substitua o jogo por essa odisseia baseada no Novo Testamento, em que cada jogador é um missionário que, como Paulo, tenta estabelecer uma série de igrejas em cidades-chave do mundo antigo.

 

  1. The American Bible Challenge
american-bible-challenge

Baseado em um programa da televisão americana, o jogo “consiste em times atravessando o tabuleiro, respondendo perguntas, recitando passagens bíblicas famosas, atuando e até mesmo organizando os livros da Bíblia.”

 

  1. Walk to Jesus
walking-to-jesus

Um produto que alega ser “o primeiro jogo de motivação familiar cristão do mundo” está realmente se superestimando, mas vamos dar uma chance. A caixa contém 20 “cartas da Graça Divina”, 12 peões e uma “história motivacional ‘Caminho de um cristão’”.

 

  1. Bible Taboo
bible-taboo

Mais uma versão bíblica de um jogo popular, em que todas as questões e desafios são baseadas na fé cristã.

 

  1. Bible Scrabble
scrabble-bible

Como o jogo anterior, é uma recauchutada de um produto tradicional para um público cristão.

 

  1. Bible or not?
bible-or-not

Você sabe dizer se uma frase vem da cultura popular ou da Bíblia? Então esse jogo é para você!

 

Colaborou: Felipe Koller

 

Deixe sua opinião