Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Casamento e Compromisso

10 dicas para meninas superarem o fora de um namorado sem fazer besteira

Nada de se fechar ao mundo ou elaborar vinganças mirabolantes. Aprenda a superar a tristeza do rompimento de modo equilibrado e saudável

É difícil. O rompimento de uma relação amorosa é sempre doloroso e afeta profundamente as emoções dos envolvidos. Ainda que aqueles que observem o ocorrido de fora achem que a tristeza na qual se cai é um exagero, só quem já passou ou está passando por isso sabe o como é intenso o sofrimento.

“Ele não era perfeito”, mas quem é? Vocês se davam bem na maior parte do tempo e estavam apaixonados, mas uma hora o namoro acabou. E a falta que ele faz? Porque algo que era tão bom pode causar tamanho sofrimento? “É que um fim traz uma marca emocional que a razão não consegue dar conta. Não dá para dizer ‘esqueça’, simplesmente. Não é fácil assim”, explica Ivo Carraro, coordenador do Centro de Atendimento Psicopedagógico da Uninter.

E se não dá para esquecer com rapidez, a superação gradativa desse problema é sim possível. “Nesse período de desencantamento pelo outro pode vir o sentimento de injustiça e indignação”, lembra Carraro, mas o momento exige coragem para não se isolar e, aos poucos, conseguir dar a volta por cima. Confira alguns passos que podem te ajudar nessa direção. feliz!

 

1.       Passe pelo luto:

Tudo bem se você quiser assistir a alguns filmes tristes e chorar enrolada nas cobertas. Mas não faça disso uma rotina. Assista um drama e depois uma comédia. Veja um romance, mas em seguida escolha uma animação. Quando menos esperar, você estará rindo da sua própria história.

 

2.       Não seja uma Julieta

“Nada de querer entrar na história de Romeu e Julieta e morrer pelo amor”, avisa Carraro. Se você conhece o romance de Shakespeare sabe que o casal impedido de ficar junto acabou morrendo. Você não está impedida de viver um (novo) amor, então não morra para o mundo.

 

3.       Não corra atrás do primeiro que passar

Quando dizemos “não morra para o mundo” não queremos dizer você deveria começar outro relacionamento no dia seguinte. Preserve o seu coração, deixe ele voltar a bater tranquilamente, faça novos amigos e conheça gente nova. Naturalmente as coisas vão se ajeitar.

 

4.       Leve o cérebro para passear

Isso mesmo que você leu. É hora de ocupar a cabeça com coisas diferentes, sair com as amigas para passear no parque, shopping, cinema, andar de bicicleta, etc. Há muitas formas seguras e saudáveis de não pode deixar o pensamento voar para onde não deve.

 

5.       Alimente-se bem

Nada de fazer greve de fome ou fazer do brigadeiro seu fiel escudeiro. Nem 8 e nem 80. Coma frutas, tome bastante água e equilibre a sua alimentação. Quem sabe nessa vibe de mudanças você já não aproveita e se torna mais saudável?

 

6.       Seja completa

Não é que você nunca vai precisar de alguém na vida. Longe disso. Somos relacionais e precisamos dos outros para viver em sociedade. Mas não espere que um dia chegue alguém que vá completar uma metade que falta em você. Aprenda que alguém deve estar com você para somar e caminhar em frente.

 

7.       Não faça do Facebook seu diário

As pessoas aos poucos vão saber o que aconteceu. Então evite expor sua vida no Facebook, mandar indiretas para o ex-namorado ou para a possível nova garota dele, e nem fique de melancolias por lá. Assim você evita especulações alheias e até falsos amigos que às vezes só querem mesmo é fofocar.

 

8.       Não acesse o perfil dele mil vezes ao dia

Não fique seguindo cada passo que ele dá. Você ainda nem sabe que roupa irá vestir para sair, mas sabe que o ex está indo viajar com os amigos. Para quê? Isso não vai te fazer bem. Evite se tornar uma stalker profissional.

 

9.       Mude o visual

Não precisa pintar o cabelo de roxo ou verde. Nem passar a usar lentes de contato. Trata-se de uma mudança para você se sentir bem e não para se camuflar caso encontre o ex na rua. Às vezes, um corte novo, uma mudança leve na cor ou um jeito novo de usar o cabelo, já ajudarão a dar um empurrãozinho na autoestima.

 

10.   Comece algo novo

escolha um livro diferente para ler, aprenda novas receitas na internet e cozinhe algo diferente em casa, tome aulas de alguma língua estrangeira, aprenda a editar vídeos ou procure um curso de mecânica básica. Enfim, aprimore seu repertório e seja feliz!

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Leia também