Sempre Família - Porque cuidar é fundamental

Conecte-se ao Sempre Família

Siga-nos:
PUBLICIDADE
Bigstock
Bigstock
Curiosidades

10 coisas que talvez você não saiba sobre a primavera

Mais flores no ambiente é apenas uma das várias mudanças que a estação traz

A Primavera enfim chegou deixando para trás os dias cinzentos do inverno. Durante os próximos três meses, aproximadamente, as cidades serão tomadas pelo colorido e pelo perfume das várias flores que nascem nessa estação. É o anuncio de que o verão está por vir também. Os dias passam a ser mais longos, as temperaturas são mais amenas, os níveis de chuva também aumentam consideravelmente em várias regiões do Brasil, mas no Nordeste a estiagem toma conta. Abaixo trazemos essas e outras curiosidades sobre a nova estação que se inicia neste dia 22 de setembro de 2016, a partir das 11h21.

 

1) A palavra primavera tem origem no latim e quer dizer princípio da boa estação (primo vere). Há muito tempo, o ano era dividido em apenas duas partes: veris que significa bom tempo e hiems, mau tempo. Foi a partir do século 17 que os estudiosos separaram em quatro estações.

 

2) A primavera, assim como o outono, tem seu início no dia em que os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de sol fazendo com que a noite e o dia tenham a mesma duração de 12 horas cada. Isso se chama equinócio. Conforme os dias da nova estação passam, eles se tornam mais longos e as noites mais curtas.

 

3) Há mais de 4 mil anos os chineses celebram a chegada da estação das flores, em seu hemisfério, com a Festa da Primavera. As comemorações começam no dia 23 de dezembro e terminam em 15 de janeiro, aproximadamente, quando é chegado o ano novo lunar que conclui as festividades.

 

4) Os pássaros que vivem em lugares frios procuram regiões mais quentes no inverno. A volta só acontece na primavera, quando o local onde estão também começa a esfriar e eles entendem que voltando para casa, eles terão alimento e abrigo para todos.

 

5) Na primavera os dias passam a ser mais longos e as plantas, que são bastante sensíveis às mudanças de luz, temperatura e umidade, acumulam energia necessária para abrirem suas flores.

 

6) Rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite, são as principais flores da estação.

 

7) Durante a primavera, muito além de enfeitarem, as flores são responsáveis pela reprodução de mais de 230 mil espécies de plantas floríferas

 

8) Na primavera do hemisfério sul, os oceanos ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a estação ter temperaturas mais amenas. Já do hemisfério norte, que tem uma maior parte continental, quando é chegada a primavera, as temperaturas costumam aumentar mais rapidamente.

 

9) É hora de acordar! Durante todo o inverno, os animais hibernantes como morcegos, ouriços e esquilos entram em um sono profundo para poupar energia. Por isso, quando a primavera chega é como se um despertador avisasse para esses animaizinhos que é tempo de sair de casa.

 

10) É durante a primavera que os efeitos do El Niño são mais fortemente sentidos aqui no Brasil, com o aumento das chuvas no Centro-Oeste e Sudeste, e intensificação da estiagem no Nordeste.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.

 

Leia também