Kristie Moore (foto: reprodução/YouTube)
Kristie Moore (foto: reprodução/YouTube)| Foto:

A tenista Serena Williams, de 35 anos, descobriu que estava grávida pela primeira vez apenas dois dias antes do Aberto da Austrália. Embora preocupada, ela seguiu em frente, não contou para ninguém e acabou vencendo o torneio pela sétima vez, em janeiro. Ao anunciar a sua gravidez, em abril, houve quem visse isso como uma prova do seu status de “maior tenista de todos os tempos”, e mesmo quem questionasse como uma grávida poderia chegar a ganhar um torneio tão importante.

No entanto, Serena está longe de ser a primeira atleta profissional a competir grávida. Os Jogos Olímpicos registram uma série de mulheres que competiram em suas modalidades – pelo menos 18 desde 1920. Conheça algumas delas:

 

1) Katerina Kurkova-Emmons

Katerina Emmons (foto: divulgação) Katerina Emmons (foto: divulgação)

A atleta checa tinha 24 anos quando, grávida de um mês, conquistou a medalha de ouro na prova de carabina de ar feminino, no tiro esportivo, nos Jogos de 2008, em Pequim.

 

 

2) Kerri Walsh

Kerri Walsh (divulgação) Kerri Walsh (divulgação)

Com cinco semanas de gravidez, a jogadora de vôlei de praia norte-americana ganhou sua terceira medalha de ouro nos Jogos de Londres, em 2012.

 

 

3) Kerstin Szymkowiak

Kerstin Szymkowiak (foto: Wikimedia Commons). Kerstin Szymkowiak (foto: Wikimedia Commons).

Competidora de skeleton, um esporte de inverno, a atleta alemã apelidada de “Tigresa do Gelo” estava grávida de dois meses quando ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver.

 

 

Diana Sartor

Reprodução/YouTube Reprodução/YouTube

Outra atleta alemã de skeleton, Sartor ficou em quarto lugar nos Jogos de Inverno de 2006, em Turim, quando estava grávida de nove semanas.

 

 

Magda Julin

Magda Julin (foto: Wikimedia Commons). Magda Julin (foto: Wikimedia Commons).

A patinadora artística sueca foi campeã olímpica nos Jogos de Antuérpia, em 1920, com 26 anos de idade e três meses de gestação.

 

 

Juno Stover-Irwin

Juno Stover-Irwin (foto: Wikimedia Commons) Juno Stover-Irwin (foto: Wikimedia Commons)

Com três meses e meio de gravidez, Stover-Irwin conquistou a medalha de bronze para os Estados Unidos nos Jogos de 1952, em Helsink. A mergulhadora levaria a prata nos Jogos seguintes, em Melbourne.

 

 

Anky van Grunsven

Anky van Grunsven (foto: Wikimedia Commons) Anky van Grunsven (foto: Wikimedia Commons)

Nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Van Grunsven levou a medalha de ouro no adestramento, uma modalidade de hipismo. A holandesa tinha 36 anos e estava grávida de cinco meses.

 

 

Kristie Moore

Kristie Moore (foto: divulgação) Kristie Moore (foto: divulgação)

Grávida de cinco meses, a canadense ganhou a medalha de prata no curling nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver.

 

 

Nur Suryani Taibi

Nur Suryani Taibi (foto: reprodução/YouTube). Nur Suryani Taibi (foto: reprodução/YouTube).

A atiradora foi a primeira mulher a competir pela Malásia no tiro esportivo em Jogos Olímpicos. Isso aconteceu nos Jogos de Londres, em 2012, quando ela estava grávida de 8 meses – o que fez dela a mulher com a gestação mais avançada a competir na história dos Jogos Olímpicos.

 

 

Cornelia Pfohl

Cornelia Pfohl (reprodução/YouTube). Cornelia Pfohl (reprodução/YouTube).

A arqueira alemã competiu grávida duas vezes nos Jogos Olímpicos. Em Sydney, em 2000, ela ganhou o bronze nas primeiras semanas de gestação. Já em Atenas, em 2004, ela competiu grávida de 7 meses.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Deixe sua opinião